Alunos do Portinari narram suas experiências escolares em programa de rádio

Narrativas-2-site

O Portinari Grupo Educacional, escola parceira do Sistema Poliedro em Limeira (SP), está com um novo programa destinado para pais e alunos do 2º ao 5º ano, intitulado “Narrativas”.

Essa novidade é veiculada semanalmente na rádio pedagógica do colégio, a “Radiação”, e é uma oportunidade de interação entre os alunos. Durante o programa, eles são entrevistados e falam sobre os destaques da sala de aula.

Narrativas

O “Narrativas” é um programa pautado pelos alunos e suas atividades são desenvolvidas no colégio. A ação também tem uma peculiaridade: todo o processo criativo e a execução são realizados internamente, caracterizando, assim, uma potente ferramenta pedagógica e de comunicação, tendo sempre os alunos como protagonistas.

 

Da sala de aula para o Laboratório Natural

Lab-natural-site-1

O Portinari Grupo Educacional, escola parceira do Sistema Poliedro, compartilhou com os alunos do 4º ano uma boa prática durante o estudo sobre Ecossistemas: o Laboratório Natural. A ideia da aula foi expandir os conhecimentos sobre as diversas formas de vida presentes no laboratório do colégio.

A professora da disciplina usou os recursos naturais existentes no jardim do colégio, como o mamoeiro e sua fruta. “Aproveitamos para explorar a árvore frutífera e ver como os frutos passam por diferentes estágios”, comentou. As alunas Júlia Butião e Isadora Carvalho contaram que o aprendizado fica mais fácil quando o que é estudado em sala de aula, consegue ser desenvolvido na prática. “A professora explica tudo e depois podemos ver exatamente como as coisas funcionam durante o laboratório”, destacaram.

 

Alunos aprendem na prática conceitos de Física

Conceitos fisica 2

As aulas de Física animaram os alunos na escola parceira do Sistema Poliedro, Portinari Grupo Educacional. Para facilitar a fixação da disciplina e transpor os exemplos para as provas de vestibular, as aulas relacionam a teoria com a prática.

Para as teorias de eletrização não foi diferente. Os alunos do 2º ano do Ensino Médio puderam entender o funcionamento do Gerador de Van de Graaff. “Sem dúvidas, vivenciando o fenômeno eletrostático criado pelo gerador, os alunos conseguem assimilar melhor a teoria ministrada em sala de aula”, ressaltou o professor de Física.

Os alunos constataram na prática como a carga elétrica se transfere integralmente de um corpo para o outro quando há contato interno, princípio básico do funcionamento do gerador.

Entenda o Gerador de Van de GraaffO aparelho é constituído por uma correia que passa por duas polias, uma delas acionada por um motor elétrico que faz a correia se movimentar. A segunda polia encontra-se no interior de uma esfera metálica oca, que está apoiada em duas colunas isolantes. Enquanto a correia se movimenta, ela recebe carga elétrica por meio de uma ponta ligada a uma fonte de tensão. Esta carga é transportada pela correia para o interior da esfera metálica. Uma ponta ligada a esta esfera recolhe a carga transportada pela correia. Em virtude do contato interno, esta carga se transfere integralmente para a superfície externa da esfera do gerador.

 

Laboratório Natural sobre a anatomia dos peixes

Lab-natural-peixes-_site

Peixes cartilaginosos e ósseos, esse foi o tema do Laboratório Natural para os alunos da unidade parceira, Portinari Grupo Educacional. Um veterinário realizou uma aula especial com os alunos que “sentiram na pele” a anatomia externa e interna dos peixes.

A curiosidade é bastante aguçada nessas aulas. É o que destaca a aluna Sofia Gaspareto em sua fala “ fiquei muito impressionada com o tamanho do coração porque ele é muito pequeninho para um peixe tão grande”, contou.

O especialista comentou que trabalhar esses assuntos com os alunos, é sem dúvida, um diferencial. “Acredito que com essas aulas práticas, eles tornam-se mais questionadores e consigam replicar o conhecimento adquirido”, concluiu.

Notícias do Portinari Grupo Educacional
Classificado como:                

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Sistema Poliedro
X Desenvolvimento