Atividade no Portinari transforma alunos em historiadores

Exposicao1

Os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental II do Portinari Grupo Educacional, escola parceira do Sistema Poliedro, em Limeira – SP, estão aprendendo a História do Brasil de maneira mais criativa e envolvente.

Para que entendessem o que são os documentos iconográficos, oficiais e não oficiais, e outros conceitos, as professoras da disciplina prepararam uma exposição de objetos antigos e com valor sentimental. O que os alunos não sabiam é que eles mesmos se tornariam os historiadores de suas próprias histórias.

exposição 2

A dinâmica da atividade era fazer com que eles buscassem dentro das próprias famílias, documentos, fotos e objetivos que representassem a história de cada uma. “Pudemos ver diversos objetos e fotos diferentes. Alguns trouxeram objetos que estão passando de geração para geração e alguns documentos que são relíquias de família”, comentou a professora Patrícia.

Ela também destacou como a proposta do material didático de História do Poliedro ajuda as crianças a entenderem melhor a história do nosso País. “Entender que todos somos capazes de deixarmos vestígios e criar marcas na história foi uma das maneiras mais interessantes que o Poliedro pôde explorar nessa etapa ”, finalizou.

 

 

 

 

Experiências e desafios com a Geografia

Bussola 1

A produção de uma bússola foi o desafio proposto aos alunos dos 6º anos do Ensino Fundamental II do Portinari. A atividade foi proposta pelo professor de Geografia, João Rafael, que comentou: “reunimos toda a teoria do capítulo do nosso livro para que eles entendessem que independentemente de onde eles estiverem, a bússola sempre apontará para o norte”.

Para produzir o objeto criado no século I, os alunos usaram um imã, rolha de cortiça, agulha, pratos de plásticos e água. “Ao imantarmos a ponta da agulha, ela passa a apontar para o sentido norte-sul magnético da terra, fazendo com que possamos encontrar todas as direções cardeais e colaterais”, explicou o professor.

Bussola 2

O professor ainda ressaltou sobre as diversas possibilidades e aplicabilidades que a Geografia oferece. “É uma matéria que está diretamente conectada com a nossa rotina permitindo sempre a assimilação da teoria em nossas vidas”, conclui.

Curiosidade – A bússola foi desenvolvida pelo astrônomo, matemático e físico chinês Shen Kuo, e foi o resultado dos estudos realizados por ele para entender os conceitos relacionados com o magnetismo da terra.

 

 

Novidades do Portinari Grupo Educacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Sistema Poliedro
X Desenvolvimento