Coleções - Ensino Fundamental I

O Ensino Fundamental I é o segmento responsável pelos alicerces da formação e da apropriação de conhecimentos essenciais para a continuidade escolar. Tem como propósito o desenvolvimento de habilidades e de competências fundamentais à construção da base cognitiva dos alunos para os próximos ciclos da educação.

A proposta pedagógica do SEP para o Ensino Fundamental I foi desenvolvida com base nas diretrizes apresentadas pelo Referencial Curricular Nacional (RCN) e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

A coleção valoriza a participação dos alunos no processo de aprendizagem e na consolidação dos conhecimentos por meio de propostas diversificadas em todas as disciplinas. Há momentos de desafios, interdisciplinaridade, contextualização e sistematização de conteúdos.

Estrutura da Coleção

A coleção é composta de nove disciplinas. Os livros referentes ao 1º ano têm 10 Unidades, enquanto os do 2º ano ao 5º ano passam a ter 12 Unidades.

As Unidades dos livros são organizadas por seções que garantem o início, o desenvolvimento e o fechamento dos assuntos estudados.

Os quatro tipos de conteúdo (atitudinais, factuais, procedimentais e conceituais) aparecem ao longo das Unidades.

Inicialmente, apresenta-se a estrutura do livro para os alunos, que poderão visualizar as seções e boxes que aparecem no decorrer das Unidades.

No início de cada Unidade, são apresentadas as competências e as habilidades que serão desenvolvidas, além dos procedimentos que farão parte do processo de aprendizagem.

As páginas que dão início às Unidade apresentam imagens ou textos que estão relacionados aos assuntos que serão estudados.

Os Gêneros Textuais

Na coleção, 58 gêneros textuais são apresentados, explorados e sistematizados ao longo dos cinco anos na disciplina de Português. Os alunos têm a oportunidade de conhecer as características e a função social de cada um, além de desenvolver habilidades importantes que os tornarão escritores e leitores competentes.

Boxes Interativos e Explicativos

Os boxes da coleção têm funções específicas, sendo alguns destinados a uma única disciplina e outros voltados para o desenvolvimento dos diferentes tipos de conteúdo: atitudinais, factuais, procedimentais e conceituais

Balcão de Redação Júnior

São disponibilizadas propostas de produção de texto para que os alunos possam ter contato com os gêneros textuais estudados no livro e, ainda, colocar em prática tudo o que aprenderam. Além disso, terão a oportunidade de desenvolver novas ideias, estruturá-las e verificá-las.

Olimpíada de Matemática do Poliedro

A OMP Jr. reúne alunos dos 4º e 5º anos com objetivo de estimular e incentivar o estudo da matemática.

TV Poliedro