Coleções - Pré-vestibular

O 3º ano do Ensino Médio e o Pré-vestibular são anos nos quais o foco é rever os conhecimentos adquiridos durante a Educação Básica e desenvolver estratégias para potencializar os estudos, levando em conta conteúdos referentes às quatro grandes áreas do conhecimento. O aluno precisa ter todo o apoio necessário para uma preparação sólida e coerente, primordial para o momento decisivo que vivencia.

O material do SEP destaca-se por sua teoria desenvolvida por autores com experiência na preparação para os exames de seleção do Ensino Superior. Possibilita o desenvolvimento da aprendizagem e a consolidação dos conhecimentos de forma aprofundada, além de ter uma gama criteriosa de exercícios para a revisão de conteúdos, resultando em um material consistente, fonte segura e completa que gera confiança para os alunos.

Na coleção, até os conteúdos mais tradicionais são estudados de maneira agradável, com textos complementares, questões de vestibular sempre atualizadas e inserção de itens do Enem a cada edição do material. Esse conjunto de ações permite que o professor fique alinhado com as exigências dos exames contemporâneos e promova, com os alunos, uma boa preparação para os vestibulares e para o Enem.

Estrutura da Coleção

Composta de livros, cadernos de sala e diversos materiais complementares, a coleção é organizada para potencializar os estudos. Do caderno de sala ao de revisão, os materiais desenvolvidos pelo SEP acompanham cada momento da preparação dos alunos, ajudando-os a alcançar seus objetivos.

São livros de teoria (anuais ou bimestrais) acompanhados de cadernos de sala que se ajustam à carga horária do curso e ao tipo de turma.

Livros de Teoria

Os livros de teoria contam com um projeto gráfico de vanguarda e linguagem atraente tanto para docentes quanto para estudantes. A divisão das disciplinas por frentes permite maior flexibilidade na grade horária, otimizando o aproveitamento das potencialidades dos professores de cada área.

As seções dos capítulos aguçam a curiosidade dos alunos, trazendo à tona assuntos contextualizados. O conteúdo teórico é desenvolvido de forma completa, por meio de recursos como imagens, esquemas, ilustrações e boxes, que, somados à linguagem acessível, facilitam a compreensão da teoria, apoiam a uma formação sólida e enriquecem o repertório do aluno.

O trabalho com exercícios selecionados potencializa e consolida o conhecimento, além de permitir que o estudante se familiarize com a linguagem dos processos seletivos.

Cadernos de Sala

Os cadernos de sala oferecem aulas com o resumo dos temas a serem abordados pelo professor e exercícios para serem resolvidos com a turma, retomando e enfatizando aspectos importantes do conteúdo. Além disso, ao final de cada aula, são feitas indicações de leitura da teoria presente na coleção de livros e de quais exercícios são essenciais para uma preparação básica. Dessa forma, enquanto o livro de teoria pode ser usado para estudar em casa, o caderno é utilizado em sala para nortear as aulas.

O SEP oferece três opções de caderno de sala (Hexa, Tetra ou Medicina), que poderão ser escolhidos de acordo com a carga horária e curso implementados pela Unidade Parceira. Assim, as aulas são distribuídas ao longo do planejamento conforme a turma adotada:

  • Hexa: são direcionados para turmas de semiextensivo (15 semanas com 42 aulas cada) ou para aquelas que têm carga horária reduzida no decorrer do ano (30 semanas com 21 aulas cada).

  • Tetra: são direcionados para turmas em regime extensivo (30 semanas com 41 aulas cada), apresentando os resumos de todos os conteúdos dos livros de teoria.

  • Medicina: são direcionados para turmas em regime extensivo e que buscam aprofundamento dos assuntos exigidos com maior peso em processos seletivos para ingresso no Ensino Superior em Medicina. Assim, aulas adicionais são destinadas às disciplinas de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) e totalizam, nas 30 semanas, 44 aulas em cada.

Coleção Octa

Além dos cadernos de sala Hexa, Tetra e Medicina, o SEP disponibiliza uma coleção direcionada para as turmas de semiextensivo ou com baixa carga horária anual, que é estruturada de forma independente dos livros de teoria. É a solução perfeita para quem se prepara para os vestibulares de meio de ano.

A coleção pode acompanhar um caderno complementar de exercícios, o que reforça a fixação dos conteúdos e auxilia no período de revisão, além de outros materiais que podem agregar ainda mais conhecimento.

------------------------------------------------

Balcão de Redação

No decorrer do ano, são disponibilizadas 30 propostas de redação, alternando produções dos diversos gêneros textuais. As temáticas são voltadas para assuntos atuais e de grande relevância, levando os alunos a desenvolverem suas habilidades de construção do discurso e da argumentação.

Cadernos de Revisão

Para revisar assuntos das grandes áreas do conhecimento da maneira como são exigidos nos mais variados e relevantes processos seletivos, o SEP criou os Cadernos de Revisão. Eles apresentam dicas importantes ao vestibulando, as carreiras do futuro e questões organizadas na sequência dos conteúdos dos livros de teoria da coleção. Seu formato facilita a utilização por alunos e professores no decorrer do ano.

AOL – Análise de Obras Literárias

Apresenta estudos abrangentes e minuciosos sobre obras literárias de relevância que são exigidas nos processos seletivos de universidades. Inclui a análise do contexto em que a obra foi produzida, os detalhes do enredo e da temática e as intertextualidades presentes. Além disso, dá dicas e resoluções comentadas de questões de vestibulares, preparando os alunos para as provas e para um melhor entendimento de cada obra.

Olimpíada de Matemática do Poliedro

O SEP desenvolve anualmente a Olimpíada de Matemática Poliedro (OMP), que tem como objetivos promover, estimular e incentivar o estudo da matemática entre os estudantes das Unidades Parceiras, despertar jovens talentos para o ingresso nas áreas científicas e tecnológicas e propiciar a integração entre os estudantes das UPs do SEP.

TV Poliedro