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Prova Brasil

A aplicação censitária da Prova Brasil para as 3ª series do Ensino Médio de escolas públicas e privadas é uma nova realidade da educação brasileira. Pensando nisto, o Sistema Poliedro desenvolveu este site, visando compartilhar todas as informações necessárias para que as escolas, em especial, as privadas com 3ª séries do Médio, possam entender um pouco mais sobre Prova Brasil e IDEB, índice este que possibilitará a comparação das notas das escolas com as médias nacionais, estaduais e municipais e, até mesmo, uma comparação entre escolas.

Nesta página, você encontrará informações sobre como funciona a Prova Brasil e como ela se relaciona com o SAEB, Sistema de Avaliação da Educação Básica. Além disso, você poderá entender como esta prova é elaborada, conhecer as Matrizes de Referência da Prova Brasil e da ANEB, obter estatísticas de quais foram os descritores mais cobrados nas últimas aplicações e obter exemplos de itens (questões) da Prova Brasil.

Tem mais, vamos compartilhar experiências de como nossas unidades sede estão abordando este novo cenário educacional e informar sobre o Simulado Prova Brasil do Poliedro, que promoverá a avaliação dos estudantes, seguindo as características típicas desta avaliação, e possibilitará que as escolas parceiras do Poliedro possam conhecer um pouco mais dos seus alunos, antes do término do ano letivo.

Gráfico Prova Brasil

Acesse o conteúdo completo.

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O que é

A Prova Brasil, também conhecida, no jargão técnico como Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESC), é uma avaliação que visa avaliar alunos de 5º ano (4ª série) e 9º ano (8ª série) do Ensino Fundamental das escolas públicas que possuem 20 ou mais alunos matriculados nestes anos e que tradicionalmente é aplicada a cada 2 anos (sempre em anos ímpares).

A partir de 2017, a Prova Brasil passou também a incluir as 3ª séries do Ensino Médio em sua avaliação. Contudo, além das escolas públicas, estendeu-se a participação para 3ª séries de escolas privadas, desde que estas instituições de ensino efetuem a sua inscrição no processo.

O objetivo principal da Prova Brasil “é mensurar a qualidade do ensino ministrado nas escolas das redes públicas, produzindo informações sobre os níveis de aprendizagem em Língua Portuguesa (Leitura) e em Matemática e fornecendo resultados para cada unidade escolar participante bem como para as redes de ensino em geral. Apresenta, ainda, indicadores contextuais sobre as condições extra e intraescolares em que ocorre o trabalho da escola. Os dados apresentados visam servir de subsídio para diagnóstico, reflexão e planejamento do trabalho pedagógico da escola, bem como para a formulação de ações e políticas públicas com vistas à melhoria da qualidade da educação básica”. (Fonte: INEP)


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Estrutura

Em função de ser uma avaliação pensada para sistemas de ensino, a Prova Brasil, bem como a ANEB, possui um modo diferenciado de avaliar os alunos. Quando falamos da Prova Brasil, em termos práticos estamos falando de um conjunto de 21 provas diferentes.

E não são 21 provas com as mesmas questões, organizadas de modos distintos, como acontece com os cadernos de prova do ENEM, são provas com questões diferentes. Com isso, as chances de 2 alunos responderem a mesma prova são muito pequenas.

Cada caderno de prova possui 4 blocos, sendo 2 de Língua Portuguesa e 2 dois de Matemática. Para a 3ª série do Ensino Médio, cada bloco possui 13 itens (questões) de múltipla escolha, com 5 alternativas cada um. Na confecção da Prova Brasil, o INEP monta 7 blocos de cada disciplina, ou seja, ao todo são selecionados 91 itens de Língua Portuguesa e 91 itens de Matemática do BNI (Banco Nacional de Itens), conforme a imagem a seguir:

Estrutura Prova Brasil

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Aplicação

A Prova Brasil é aplicada na própria escola por profissionais de uma empresa contratada pelo INEP. A prova irá acontecer em data e horário a serem agendados pela empresa aplicadora. A aplicação ocorre nos moldes dos grandes vestibulares e do ENEM, os aplicadores se limitam a ler instruções gerais da prova, o resto é por conta dos alunos.

Outro detalhe importante destas provas é o tempo de duração da avaliação. Cada bloco deve ser respondido em 25 minutos. O aluno não pode utilizar o tempo restante de um bloco para começar o outro, ele deve aguardar a ordem do aplicador para poder mudar de bloco. Passados 100 minutos (4 blocos de 25 minutos), o aplicador dará o comando para que os alunos preencham o gabarito e disponibilizará 10 minutos somente para esta etapa. Na sequência, os alunos possuem 30 minutos para responder o questionário de contexto, totalizando 2 horas e 30 minutos de aplicação da Prova Brasil.










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O que é cobrado

Seguindo as suas Matrizes de Referência, os conteúdos cobrados pela Prova Brasil em Língua Portuguesa relacionam-se com a função social da língua, ou seja, de que o estudante concluinte da 3ª série do Médio seja capaz de integrar e interagir na sociedade.

Neste sentido, o INEP descreve:

Os testes de Língua Portuguesa da Aneb e Anresc (Prova Brasil) têm como foco a leitura. Seu objetivo é verificar se os alunos são capazes de apreender o texto como construção de conhecimento em diferentes níveis de compreensão, análise e interpretação. A alternativa por esse foco parte da proposição de que ser competente no uso da língua significa saber interagir, por meio de textos, em qualquer situação de comunicação. (Fonte INEP)

Já os conteúdos de Matemática cobrados na Prova Brasil contemplam o desenvolvimento do raciocínio matemático dos estudantes, por meio da resolução de problemas, em que a intuição, a indução, a dedução e a estimativa são ferramentas que o aluno concluinte da 3ª série deve ter desenvolvido ao longo de sua jornada estudantil, conforme propõe o INEP:

A partir dos itens da Prova Brasil e da Aneb é possível afirmar que um aluno desenvolveu uma habilidade (constante em um descritor) quando ele é capaz de resolver um problema a partir da utilização e aplicação de um conceito por ele já construído. Por isso, a prova busca apresentar, prioritariamente, situações em que a resolução de problemas seja significativa para o aluno. Por problemas significativos para o aluno entendem-se situações que permitam "recontextualizar" os conhecimentos que foram apresentados a ele de forma "descontextualizada", por ocasião de seu processo de aprendizagem. A opção pela resolução de problemas significativos não exclui



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Legislação

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