Performance
A contribuição do material didático para a qualidade do ensino
Publicado em 16 de fevereiro de 2022
No dia 27 de fevereiro, comemoramos o Dia do Material Didático. Vamos aproveitar essa data para refletir sobre como essa ferramenta tão importante pode contribuir para a qualidade do ensino, quais são seus usos no espaço escolar e o que podemos considerar como material didático.
Tais discussões são importantes, porque falar em material didático quase sempre nos leva a pensar sobre livros e na qualidade desses recursos. Muitos pais chegam a matricular seus filhos em determinada escola por causa do material didático que lhes é apresentado e pelo viés pedagógico que o material segue.
Assim, sabemos que os livros são recursos importantíssimos, mas o fato é que o material didático envolve também todo o recurso material que é utilizado para aulas, pesquisas, trabalhos e preparo de tudo o que envolve o ensino por parte dos professores da escola. A qualidade de ensino certamente está ligada a todos esses materiais.
Alguns pesquisadores preferem utilizar o termo recursos didáticos, para contemplar toda a amplitude presente no conceito. Contudo, em linhas gerais, podemos pensar em material didático como todos os recursos utilizados em laboratórios, computadores e tablets para aprendizado de informática ou como recurso pedagógico usual, como TV, datashow e qualquer outro outro recurso utilizado em aula, além de livros e materiais de uso de rotina, como lápis, caneta e caderno.
Sabemos que não é só o fato de a escola possuir uma variedade de materiais didáticos à disposição dos professores e dos estudantes que torna a qualidade do ensino melhor. No entanto, a ausência de recursos certamente implicará a qualidade do ensino.
Isso porque, por mais que o educador se esforce, não é possível, no mundo globalizado de hoje, apresentar aos jovens toda a complexidade da vida social sem o uso de imagens, vídeos, internet, ferramentas de interação e livros literários.
Neste artigo, você vai entender um pouco mais sobre a importância do material didático no processo de ensino-aprendizagem e como fazer uso desse recurso tão importante na realidade escolar. Acompanhe a leitura!
Leia também: Como captar alunos para a sua escola particular
Material didático e dinamismo pedagógico
Por meio de um material didático diferenciado, também é possível produzir aulas mais dinâmicas e atrativas para os estudantes. Estudos realizados pela Unesp em relação ao ensino de biologia demonstram que quanto menos recursos são usados na rotina das aulas, menor é o interesse dos estudantes.
Pode ser mais fácil pensar na utilização do material didático quando nos referimos aos componentes tradicionalmente ensinados em laboratório, como é o caso da Química e da Biologia. No entanto, o uso desses recursos oferece um diferencial ainda maior quando usados para dinamizar o aprendizado de Matemática, Física e Língua Portuguesa, disciplinas nas quais os estudantes costumam apresentar maiores reclamações em relação às aulas, geralmente cansativas e monótonas.
Como fazer do material didático um recurso pedagógico escolar
O ideal é que a escola garanta o uso do material didático de acordo com seu planejamento e com sua proposta pedagógica. Para isso, é muito importante que gestores e educadores documentem como ocorrerá o uso dessa ferramenta durante a prática das aulas.
Além disso, é necessário cuidado para não engessar as aulas, sobretudo daqueles componentes mais cansativos e monótonos, mas buscar abrir as possibilidades para que os recursos da escola sejam utilizados para tornar as aulas mais dinâmicas e elevar a qualidade do aprendizado.
Em pesquisa publicada no Brasil, estudiosos de material didático da Universidade Estadual de Maringá apontam a associação de ensino tradicional com a ausência de materiais, assim, os professores se utilizam apenas de quadro e giz, mantendo a premissa de que são detentores do saber transmitido.
Esse fato não seria tão problemático se tratasse somente de didáticas defasadas, mas se relaciona diretamente com o aprendizado e com o interesse dos jovens.
Como utilizar o material didático em prol da qualidade de ensino?
O primeiro passo para que o material didático seja utilizado realmente para elevação da qualidade do ensino e da aprendizagem é elencar como ele pode ser utilizado para responder aos objetivos pedagógicos específicos de cada componente ou projeto.
Uma boa prática é que o planejamento seja feito no começo dos semestres, com avaliações constantes sobre os resultados do uso do material didático durante as aulas. Os resultados dizem respeito aos índices de aprendizado dos estudantes, ao interesse nas aulas e à relação entre professor, estudante e conhecimento.
Para saber mais sobre planejamento pedagógico, acesse também nosso texto no blog!
Preparo técnico dos professores
A formação continuada de professores é essencial para garantir o ensino de qualidade e a atualização dos profissionais em relação ao material didático. Além disso, é imprescindível para a boa aplicação dos recursos.
Quando determinada escola opta por adotar o material de um sistema, também está escolhendo uma forma de ensinar e inserindo paradigmas pedagógicos em seu sistema de ensino.
Assim, é de suma importância que os educadores recebam formação sobre o material, os princípios e o viés pedagógico que foi utilizado para sua produção e como utilizá-lo na prática da sala de aula.
Quanto aos demais recursos, não se pode pensar que os professores precisam aprender sozinhos a lidar com eles. Pequenas formações sobre como usar recursos tecnológicos, material de laboratório novo e aplicativos ou programas de computador para apoio em aula são fundamentais.
Materiais didáticos que facilitem a construção do conhecimento
Por fim, a qualidade do material didático a ser escolhido precisa passar por alguns parâmetros. Ser condizente e superar o conteúdo mínimo é um desses critérios, além de possuir indicações de atividades e material claro para apoio ao professor.
Listando mais critérios, um dos componentes primordiais para que a escolha do material didático e seu uso em sala de aula sejam assertivos é usar material que ajude a construção do conhecimento por parte dos jovens.
Os livros didáticos existem há muitas décadas e seu simples uso não indica que o ensino terá boa qualidade e será inovador. Para que isso aconteça, é preciso que o material didático seja dinâmico e envolva estudantes e professores no caminho da descoberta do saber.
Quanto mais atividades práticas e problemas contextuais em que o estudante possa usar os componentes como ferramentas, mais adequado será o material didático. Além disso, a interdisciplinaridade é um componente importante para a adoção de qualquer material por escolas que pretendem elevar a qualidade de ensino.
Material didático: Poliedro Sistema de Ensino
Falando em Material Didático de alta qualidade, é preciso lembrar os recursos desenvolvidos pelo Sistema Poliedro, que conta com coleções exclusivas, desenvolvidas por especialistas nas mais diversas áreas.
O Material Didático Poliedro Sistemas é alinhado ao conteúdo previsto na BNCC, mas não se restringe a ele, garantindo que os estudantes acessem os saberes produzidos pela humanidade de forma inovadora, garantindo a construção do aprendizado pelos estudantes.
Além da excelente qualidade do material, o Poliedro também oferece formação aos profissionais das escolas associadas, garantindo a formação continuada e oferecendo certificação.
A busca do Poliedro Sistema de Ensino é garantir a formação integral dos estudantes, além do campo intelectual, contemplando sua formação física e emocional! Por isso, o material didático também é desenvolvido por esse viés pedagógico.
Com excelentes resultados em números de aprovação no ENEM e nos maiores vestibulares do país, o Poliedro se destaca com sua rede de escolas associadas! Para saber mais sobre o Material Didático Poliedro e como ser uma escola associada, clique aqui ou acesse nossas redes sociais