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Gestão Escolar

Captação de matrículas por meio das redes sociais

Publicado em 22 de junho de 2021Atualizado em 04 de setembro de 2024.

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mãos digitando em teclado branco e ícones de redes sociais flutuando

Com a pandemia ocasionada pela Covid-19 e as redes sociais passaram a ser aliadas, inclusive, ao processo de matrícula em escolas. Isso porque o modo como os clientes buscam os serviços educacionais que necessitam mudou.

Antes, a primeira iniciativa era de uma visita às Instituições para conhecer o espaço, material de ensino e seu desempenho. Logo depois eram analisadas opiniões de pessoas próximas sobre a Instituição para uma possível tomada de decisão.

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No contexto atual, com os novos tempos, a logística da escolha inicia nas redes sociais por meio de uma pesquisa rápida nos principais aplicativos de interação social, como Facebook, Instagram ou Twitter.

No texto abaixo, João Bruno fala um pouco sobre o tema. João é administrador, formado na Universidade Federal do Piauí, com experiência no setor público e privado e na educação na área de Pré-vestibular e Acompanhamento Escolar da Educação Infantil. Além de professor de Matemática e Redação e Proprietário e Diretor, há 2 anos, do Intensive Pré-vestibular e Oficina de Redação. Empreendedor nato, desenvolveu novas perspectivas de vendas para o setor de educação por meios digitais, o que proporcionou o crescimento exponencial da sua marca e reconhecimento na sua Cidade, Parnaíba, e região, no Estado do Piauí.

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Como a escola pode utilizar as redes sociais

Para as Instituições Educacionais terem uma rede social eficiente, devem-se atentar na maneira como ocorrerá esse engajamento.

Mas, afinal, o que é engajamento nas redes sociais? Engajamento é o termo utilizado no setor de marketing para definir a medição do alcance de um conteúdo postado em determinada rede social. Assim, quando se trata de engajamento de uma escola, por exemplo, deve-se sincronizar todas as redes sociais em torno dos conteúdos e serviços que ela deseja mostrar aos seus clientes.

Para entender como atrair alunos por intermédio das redes sociais, deve-se analisar quais delas serão utilizadas para o seu público-alvo. As principais são: Instagram, Facebook, Tiktok e Twitter. Dessas, a primordial é o Instagram, a rede que se torna a principal porta de venda e fluxo de informações e a que gera mais engajamento. As demais, para o meio de vendas são secundárias, sendo utilizadas para criar um engajamento por meio de relacionamento de conteúdos diários e não de vendas.

Como captar alunos com o auxílio das redes sociais?

 Em primeiro plano, com o conhecimento do engajamento e sabendo quais as principais redes de interação, você precisa perceber quem é o seu nicho de clientes e como ele se comporta nas redes sociais. Por exemplo: para engajamento no setor da Educação Infantil, as suas redes sociais devem focar nos pais das crianças, por intermédio de postagens que tratam da sua metodologia, as atividades praticadas com os alunos e, principalmente, postagens valorizando a relação da escola com a família, visto que isso trará mais confiança para o “papai” e a “mamãe”.

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Já para o setor de Ensino Médio, você consegue expandir as suas publicações tanto para os pais, quanto para os futuros alunos, por meio de postagens de relacionamento, metodologia, relação da escola com a família e valorização do conhecimento dos alunos. Além disso, as postagens de conteúdos mais divertidos são uma boa opção para que o aluno goste e se sinta à vontade em compartilhar com seus amigos e conhecidos e, assim, a sua Instituição será conhecida por novas pessoas, de maneira orgânica e saudável e não apenas por anúncios pagos.

Que tipo de conteúdo a escola deve criar em suas redes sociais?

Somado a isso, você precisa criar conteúdos pensados e que sigam uma sequência coerente ao seu objetivo. Em época de matrículas, você deve, por exemplo, investir em publicidade, utilizando todas as “cartas” que você possui para atrair alunos nas redes sociais. Uma superdica é: inclua os estudantes, pais, professores e colaboradores para se engajar nesse momento por meio de vídeos relatando as experiências positivas com a Instituição via Tiktok e, depois, repostado no IGTV do Instagram.

E quando passar esse período, o que fazer? O foco das postagens deve ser voltado para as vivências diárias, por intermédio de postagens de projetos executados, aulas, estudos dos alunos e datas festivas.

Quando se trata de atrair estudantes para a sua escola, você terá que ter em mente que os seus futuros alunos devem se sentir à vontade em seguir a Instituição e compartilhar suas postagens. Para isso, até a estética da sua postagem deve seguir esse princípio.

Por exemplo: se você tem uma promoção, faça uma arte que instigue o aluno ou o pai e sempre coloque uma foto de um aluno ou colaborador para ter um(a) garoto(a)-propaganda, afinal ninguém curte ou compartilha uma promoção com apenas “Promoção. Mensalidade: X reais” ou “Venha fazer parte da Escola Y”, mas sim “Que tal ganhar mais de 40% de desconto ainda esta semana e fazer parte dos melhores?

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Por último, e não menos importante, você tem que mostrar um rosto em suas redes sociais que se associe à sua Instituição. Isso fará com que os futuros alunos e pais tenham mais familiaridade com a escola. Como fazer isso? É bem mais simples do que você imagina. Apareça mais vezes nos stories da sua instituição, fale com os clientes que você deseja conquistar, compartilhe momentos legais entre você e os atuais alunos.

Com isso, você, dono de Instituição de Ensino, possui uma ferramenta que além de interagir com o seu público é uma porta para conseguir mais alunos e se destacar na sua região.

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