Práticas Pedagógicas
Uso do celular em sala de aula: reflexões e práticas
Publicado em 17 de julho de 2024
O uso do celular em sala de aula é um tema que gera grandes reflexões e debates. Atualmente, a realidade dos professores, coordenadores, mantenedores e famílias é permeada por desafios e oportunidades que esses dispositivos trazem para o ambiente escolar.
Para um tema tão complexo, nada melhor do que explorar diversas perspectivas. Por isso, neste artigo, convidamos especialistas em educação para uma rica discussão sobre o assunto: Rafael Lucas, coordenador pedagógico do Portinari Grupo Educacional, e Luiz Otávio, coordenador-geral das Unidades Escolares do Poliedro São Paulo. Aproveite a leitura!
Celular: um grande fator de distração para os alunos
Rafael iniciou a discussão destacando que a atenção dos alunos tende a ser reduzida com a presença de dispositivos móveis, especialmente quando não há uma orientação clara e atividades bem estruturadas. Além disso, ele enfatiza a necessidade de preparação dos professores e de uma estrutura escolar que sustente a presença desses dispositivos de maneira eficaz. Portanto, a orientação adequada e a criação de diretrizes claras são fundamentais para que o uso do celular não se torne um fator de distração.
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Devemos proibir o uso do celular?
Luiz ressalta que a proibição total do uso do celular não é uma solução viável, uma vez que esses dispositivos são parte integrante da realidade dos alunos. Além disso, ele também argumenta que a dispersão causada pelo uso do celular pode ser mitigada com uma orientação adequada e com a criação de momentos específicos para o uso pedagógico dos dispositivos. Dessa forma, a escola e as famílias têm um papel crucial na orientação e na regulação do uso do celular.
O uso do celular e o conflito entre gerações
A diferença geracional entre professores e alunos também foi abordada. Rafael Lucas mencionou que muitos professores, mesmo os mais jovens, tiveram um contato diferente com a tecnologia em comparação com os alunos atuais, que são nativos digitais. Ele destacou a importância de os professores se adaptarem e utilizarem as ferramentas tecnológicas disponíveis para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem.
O impacto da pandemia
A pandemia acelerou o processo de integração tecnológica nas escolas. Luiz e Rafael concordaram que, apesar das perdas em termos de conteúdo e experiências presenciais, a pandemia trouxe um legado positivo de recursos tecnológicos e de novas formas de ensino, como o modelo híbrido. Com isso, a utilização de ferramentas como transmissões ao vivo e aulas gravadas tornou-se uma prática comum e benéfica.
A dependência da tecnologia
A dependência da tecnologia é uma realidade não apenas para os jovens, mas também para os adultos. Rafael menciona que a consulta constante ao celular tornou-se um hábito, e que a regulação do uso é essencial. Ele sugeriu o uso de aplicativos como o Family Link, da Google, para ajudar na gestão do tempo de tela. Luiz complementa, destacando a importância de criar regras claras e combinados para o uso do celular em sala de aula.
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Vantagens do uso do celular
De imediato, o acesso rápido à informação é uma das grandes vantagens do uso do celular. Luiz destaca que o celular pode ser um recurso pedagógico valioso, permitindo que os alunos acessem informações atualizadas e desenvolvam suas competências e habilidades. Além disso, ele enfatiza a importância de transformar o celular em um recurso pedagógico, guiando os alunos no uso adequado e crítico das ferramentas disponíveis.
Uso do celular: como manter o equilíbrio?
Em suma, Rafael Lucas e Luiz Otávio concordam que o uso do celular em sala de aula deve ser equilibrado e orientado. Dessa forma, a identidade da escola deve ser respeitada, e as decisões sobre o uso do celular devem ser tomadas com base em reflexões profundas e na realidade de cada instituição. O uso comedido e bem direcionado do celular pode enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, desde que haja uma orientação clara e uma regulação adequada.
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