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Práticas Pedagógicas

Como elaborar um plano de aula de acordo com a BNCC

Publicado em 04 de dezembro de 2023Atualizado em 22 de janeiro de 2024.

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Como elaborar um plano de aula de acordo com a BNCC.

Elaborar um plano de aula de acordo com a BNCC se tornou um desafio para educadores após a aprovação do documento. No entanto, compreendendo os principais conceitos das habilidades presentes na Base Curricular Comum Nacional, os planos de aula certamente ganharão muito em qualidade.

Preparamos um texto contendo informações importantes para que professores e gestores de todos os segmentos da Educação Básica possam desenvolver seu plano de aula de acordo com a BNCC, focando nos melhores resultados dos estudantes. Acompanhe!

Planejamento e Plano de Aula de acordo com a BNCC

Planejamento e plano de aula estão profundamente ligados. O planejamento é a determinação dos objetivos a serem alcançados e devem constar de um documento escolar mais amplo. 

O plano de aula, por sua vez, contém as práticas utilizadas em sala de aula para que se alcance os objetivos traçados no planejamento. Portanto, o plano de aula é bem detalhado e precisa guiar-se pelas habilidades que se pretende desenvolver nos estudantes.

Essa é uma das questões que a BNCC institui claramente: as atividades devem ser elaboradas em decorrência da habilidade constante em cada etapa da formação escolar e não o contrário. 

O ponto de destaque em que as atividades decorrem dos objetivos, e não o contrário, reafirma as habilidades como ponto de partida, modificando a visão da escola tradicional, a qual tem o método como centro.

Como construir um Plano de Aula de acordo com a BNCC

O primeiro passo para a elaboração de um plano de aula de acordo com a BNCC é que o ponto de partida precisa ser diagnosticado. 

Logo nos primeiros dias de aula, é necessário possuir um diagnóstico muito bem elaborado acerca dos conhecimentos que os estudantes já possuem.

O próximo passo é, então, definir, dentre as habilidades a serem desenvolvidas, as metodologias necessárias nesse momento, ou seja, estabelecer o que será trabalhado e de que forma, com o intuito de desenvolver a autonomia dos estudantes na conquista de suas aprendizagens e desenvolvimento de habilidades. A BNCC detalha muito bem quais habilidades precisam ser desenvolvidas em cada segmento escolar.

Algumas metodologias ativas facilitam o desenvolvimento de planos de aula a partir das habilidades, em consonância com a BNCC. São elas:

Projetos

Os projetos possuem a vantagem de se apresentarem como metodologia interdisciplinar, facilitando a abordagem de diversas habilidades em um plano de aula. Como desvantagem, o projeto costuma ser um pouco mais complexo para ser elaborado, mas, após o início de sua aplicação, facilita bastante a prática em sala de aula.

Elaborar um projeto parte de um problema inicial que costuma ser uma questão levantada pela turma no decorrer da aula. Esse problema costuma ser chamado de “situação problema” e contempla a vantagem de partir do que a criança já sabe, onde deverá chegar, denominados como: objetivos do plano de aula.

Embora o tema ou problema inicial do projeto possa ser bastante simples, seu caminho é muito rico e o trabalho por meio dele é uma excelente alternativa para guiar os estudantes pelas habilidades descritas na BNCC.

Sequências didáticas

As sequências didáticas costumam seguir o desenvolvimento de uma ou mais habilidades dentro de campos similares, como ler e escrever. Podemos pensar em sequências de atividades para planos de aula buscando desenvolver a leitura e a escrita a partir dos gêneros textuais, bastante presentes nas diretrizes da BNCC para alfabetização.

Elaborar planos de aula de acordo com a BNCC com base nas sequências didáticas é também uma excelente forma de abordar os conteúdos em diferentes perspectivas. Se pensarmos na habilidade de dividir números, é possível criar sequências que envolvam material concreto, cálculos informais e formais e, por fim, sistematização e registro.

O passo a passo para um plano de aula de acordo com a BNCC

Após a compreensão de que o plano de aula deve partir das habilidades contidas na BNCC, podemos elaborar o passo a passo da seguinte forma:

Elabore o tema a partir da habilidade

O tema precisa ser atrativo para as crianças e para os adolescentes. Portanto, se você pretende aplicar uma sequência didática para o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e ortografia utilizando os contos clássicos, o tema pode ser o próprio título de um dos livros ou uma versão mais moderna dos contos, porém que chame a atenção dos estudantes.

Elenque os objetivos do Plano de Aula

Embora pareça claro, é importante elencar todos os objetivos pretendidos no Plano de Aula. 

Ao escrever, de forma detalhada, é possível compreender que outros objetivos também poderão ser alcançados por meio das atividades planejadas.

Descreva as atividades detalhadamente

Esta é a parte prática do Plano de Aula em conformidade com a BNCC e, quanto mais detalhado ele for, menores chances haverá de imprevistos. 

Uma ótima ideia é elaborar o plano em colunas, nas quais esteja inserido o tempo de cada aplicação, quantas aulas serão necessárias, qual a organização da sala de aula, como será a sistematização e as avaliações e quais atividades farão parte deste plano.

Levante os recursos necessários

Analisando as suas atividades, questione se será possível elencar os recursos necessários para aplicação do Plano de Aula de acordo com a BNCC. Assim, será possível organizar, antecipadamente, materiais que necessitem de reserva, como recursos tecnológicos ou os que exijam compra e ou ida ao estoque da escola.

Lembre-se de realizar o levantamento de todo o material didático para que não haja imprevistos que comprometam o andamento das suas aulas.

Pense na forma de avaliação

Todo Plano de Aula deverá ser avaliado, ainda que não formalmente ao final das atividades. Ainda que a avaliação da aprendizagem seja feita em outras sequências, ou durante a realização de atividades de rotina em sala de aula, essa é uma etapa fundamental para avaliar a qualidade do trabalho realizado.

Em  primeiro momento, desenvolver o plano de aula de acordo com a BNCC talvez seja complexo, mas a Base pode ser uma grande aliada para a prática em sala de aula. Sua grande vantagem é a descrição das habilidades para cada etapa, o que direciona bastante o trabalho do professor.

É importante considerar, ainda, que todo plano de aula precisa ser pensado em conjunto com a coordenação escolar ,deve-se levar em conta a realidade escolar e as particularidades dos estudantes, já que a ideia da Base é nivelar o aprendizado mínimo, mas não padronizar as realidades diversas das escolas brasileiras.

Para conhecer mais sobre a BNCC e sua aplicação em sala de aula, leia também o texto sobre as mudanças na alfabetização a partir da BNCC!

Tags

  • base nacional comum curricular
  • BNCC
  • ensino

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