Not support Recaptcha
Pular navegação

Performance

Como elaborar um Projeto Político Pedagógico que garanta a identidade de sua escola!

Publicado em 12 de dezembro de 2023Atualizado em 22 de janeiro de 2024.

Compartilhe

Como elaborar um Projeto Político Pedagógico

Pensar na qualidade do ensino em qualquer instituição escolar passa obrigatoriamente pela definição de objetivos, pela proposta pedagógica e pelas ações para viabilizar a proposta. O meio para formalizar e nortear essas decisões é o Projeto Político Pedagógico (PPP).

O PPP é, sem dúvida, um documento extremamente importante, pois auxilia no traçado sólido dos caminhos a serem percorridos para alcançar a educação que se pretende, possibilitando a elevação do nível de ensino e garantindo uma escola que eduque para a cidadania.

Ele deve ser construído como se fosse a carteira de identidade da escola e, exatamente por isso, precisa ser elaborado considerando as peculiaridades e as características do espaço, da comunidade e da realidade escolar.

Uma das questões que entram em jogo na prática da construção do PPP refere-se ao fato de que, mesmo sabendo que o Projeto Político Pedagógico é mais amplo e diretivo, muitas vezes sua formulação acaba não se diferenciando muito do planejamento pedagógico.

Neste post você confere as diferenças entre Projeto Político Pedagógico e planejamento pedagógico, além de um passo a passo explicando como elaborar um Projeto Político Pedagógico. Acompanhe a leitura!

Diferenças entre o Projeto Político Pedagógico e o planejamento pedagógico

Enquanto o Projeto Político Pedagógico trata dos rumos que a instituição deverá seguir, da sua perspectiva educacional, dos objetivos e das ações necessárias para alcançá-los, o planejamento pedagógico é minucioso e se constrói a partir do PPP, para colocar em prática, na sala de aula, o que já foi pensado pela comunidade escolar. 

Outra diferença básica é que o PPP, exatamente por ser um guia mais amplo, pode durar alguns anos, enquanto o planejamento pedagógico deverá ser anual.

Fundamentação legal do Projeto Político Pedagógico

O Projeto Político Pedagógico foi legalmente instituído a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei 9394 do ano de 1996, cujo objetivo principal é exatamente garantir a autonomia da escola para criar seu próprio documento diretivo.

Além disso, é a partir do PPP que podemos pensar mais formalmente sobre o que chamamos de gestão democrática das escolas, o que, no caso da rede pública de ensino, garante participação ativa da comunidade na elaboração de seu projeto e, no caso da rede privada, garante o direcionamento de sua proposta de acordo com a visão da instituição, de seu corpo pedagógico, discente e dos pais.

Quando os responsáveis matriculam seus filhos na rede escolar, certamente pesquisam modelos de escola que mais se parecem com o que estão buscando para o presente e para o futuro dos jovens, seja em termos de conteúdo pedagógico, seja em termos de formação cidadã.

Assim, o Projeto Político Pedagógico precisa expressar, em todo o seu conteúdo, o mais próximo possível do que são as vertentes que guiam a escola. Assim, comunidade escolar e a gestão podem estar alinhadas rumo a objetivos conhecidos e comuns.

Etapas da construção do Projeto Político Pedagógico

O Projeto Político Pedagógico precisa ser guiado por várias etapas, que são norteadoras para que a construção final realmente expresse a proposta institucional e as ações em sentido amplo que serão necessárias para alcançar os objetivos do PPP.

Diagnóstico

Ninguém pode saber aonde vai se não sabe onde está, e essa é a premissa fundamental para pensar na elaboração inicial do PPP. Mesmo quando a escola já possui o documento e quer reconstruir ou reformulá-lo, o diagnóstico jamais poderá ser descartado.

Além de ser uma etapa decisiva que guiará as outras fases do PPP, é também uma oportunidade prática de inserir membros da comunidade escolar nessa construção.

Uma das possibilidades é se guiar por perguntas, que também podem ser feitas aos pais e aos estudantes, em reuniões específicas ou por formulários. Os professores precisam participar ativamente do diagnóstico e uma das sugestões é que trabalhem com jovens em sala o levantamento das questões-chave para essa etapa, de acordo com a faixa etária.

Alguns exemplos de questões norteadoras para o diagnóstico são:

  • O que caracteriza essa escola, tanto a unidade quanto a rede? O que faz com que a escola seja diferente?
  • O que queremos da escola é a imagem que a comunidade tem dela?
  • Se sim, como podemos fazer para fortalecer ainda mais essa parceria e deixar seus objetivos cada vez mais claros e participativos?
  • Se não, quais passos devemos tomar para dar à escola a cara que queremos que ela tenha?
  • Como estão os resultados em termos pedagógicos?
  • Quais instrumentos estamos usando para medir tais resultados?
  • Esses instrumentos estão de acordo com a identidade da instituição e com nossos objetivos?

Finalidades da escola

As finalidades da escola são os motivos pelos quais essa unidade existe. Traçar as finalidades auxilia a estabelecer os objetivos do Projeto Político Pedagógico e a garantir a identidade escolar.

Segundo José Matias Alves, autor do livro Organização, gestão e projecto educativo das escolas, as finalidades devem refletir a ação educativa da escola, considerando os seguintes aspectos: 

  • Cultural: prepara culturalmente os estudantes para entender e contribuir com a comunidade em que vivem.
  • Político e social:  referente à formação política do indivíduo, compreendendo seus direitos e seus deveres como cidadãos.
  • Formação profissional: permite que os estudantes entendam o papel e a importância do trabalho.
  • Humanística: estimula o desenvolvimento integral dos estudantes.

 

Objetivos

Podemos perceber que, ao elaborar as questões para o diagnóstico e para a definição das finalidades, já começamos a pensar também nos objetivos da instituição escolar. Quando abordamos a identidade da escola e verificamos se ela está clara para estudantes, pais, funcionários e professores, os objetivos ficam bem mais claros e próximos.

Ao traçar os objetivos, deve-se ter em mente que eles serão o ponto de partida para as ações. Assim, podem ser traduzidos para a pergunta: O que queremos da escola?

Esse questionamento, claro, não se responde com uma só frase, mas com várias. Uma forma interessante de redigir os objetivos é fazendo como nos projetos de pesquisa, estabelecendo objetivos principais e objetivos secundários.

Como exemplo dos objetivos principais, podemos citar o ensino inclusivo, a educação cidadã e oferecer ensino de alta qualidade.

Já os objetivos específicos podem ser mais fechados, pensando também que eles decorrem dos principais, como elevar o número de estudantes de inclusão, elevar o número de estudantes aprovados em vestibular e ampliar parcerias com outras instituições.

Ações

As ações podem ser elencadas em alguns tópicos no Projeto Político Pedagógico, como a proposta curricular, o plano docente e o plano de gestão.

São as medidas que a escola precisa tomar para alcançar os objetivos propostos. Podemos citar  a elaboração de proposta curricular inclusiva e as estratégias para disciplinas extracurriculares como exemplos de ações previstas no PPP. É sempre importante lembrar que se tratam de ações gerais, e não do planejamento pedagógico detalhado.

Essas medidas podem ser elaboradas para tempos definidos, para anos, para semestres letivos ou enquanto durar o PPP.

O PPP precisa ser revisto sempre. A sugestão é que o documento seja lido ao final de cada ano letivo e que a gestão escolar, ao lado dos docentes, verifique se ele ainda traduz o que a escola é no momento, o que deseja ser e como faz para alcançar essa identidade.

O que não estiver de acordo com a proposta poderá ser modificado sempre que necessário.

Proposta pedagógica curricular

A proposta curricular são as disciplinas que devem estar contidas no programa da escola para que os objetivos traçados sejam atendidos.

Assim, definir a proposta curricular como decorrente dos objetivos garante que a escola não ficará submissa a uma grade padronizada que não represente sua identidade.

É importante conhecer as exigências curriculares em termos de conteúdo mínimo e de quantidade mínima de aulas dos conteúdos básicos. Ainda assim, a escola possui uma boa autonomia para construir sua proposta curricular personalizada.

Plano de trabalho docente

Estabelecer o plano de trabalho docente no Projeto Político Pedagógico é fundamental para que a escola direcione o papel dos professores na instituição, atendendo seus objetivos e finalidades.

Esse plano deverá ser elaborado após as definições da proposta curricular, tornando-se um material diretivo, guiando o trabalho do professor dentro de sala de aula, em laboratório e nas atividades extras. Ele apresentará as estruturas de conteúdo e os critérios de avaliação. 

Nessa fase também é possível estabelecer um plano para a formação continuada dos professores.

Estrutura organizacional

Algumas escolas optam por elencar a estrutura organizacional no Projeto Político Pedagógico, o que se trata de uma boa estratégia, já que, nesse caso, teremos a estrutura derivada da identidade escolar e de seus objetivos, e não o inverso.

Pensar em como funciona o trabalho pedagógico, a organização da gestão e outras estruturas e serviços em decorrência da proposta pedagógica maior é um grande desafio, mas muito importante para instituições que desejam implantar um ensino de qualidade por meio do Projeto Político Pedagógico.

A estrutura é como se organiza o trabalho na prática escolar, incluindo todos os funcionários, se existem supervisores por ciclo ou por ano escolar, se a gestão pedagógica se diferencia da gestão administrativa e outras peculiaridades da unidade.

Para finalizar, é importante considerar que o Projeto Político Pedagógico é um documento formal, mas também de participação coletiva.

Assim, garantir o acesso de estudantes, pais e profissionais da escola ao PPP é fundamental para que o trabalho seja colocado em prática com o conhecimento e com a participação de todos.

Boas estratégias podem ser elaborar o PPP também em mapa mental para reuniões de pais e em desenhos com escritas simples para as crianças.

Dessa forma, os alunos podem ter clareza aonde a escola pretende levar o aprendizado e as formas como pretende trabalhar para que isso aconteça!

Se você gostou deste conteúdo, não deixe de acessar outros artigos do blog! Siga também o Poliedro nas Redes Sociais, no Instagram, no Facebook e no LinkedIn!

Tags

  • planejamento
  • Projeto Político Pedagógico

Siga o Sistema Poliedro
nas redes sociais.


O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Fale com um especialista

Confira outras matérias

Assine nossa newsletter