Práticas Pedagógicas
Como envolver os pais nos itinerários formativos?
Publicado em 24 de agosto de 2022Atualizado em 03 de novembro de 2022.
O Ministério da Educação, o MEC, define os itinerários formativos como o conjunto de disciplinas, projetos, núcleos de estudo, entre outras atividades de aprofundamento em áreas de conhecimento e qualificação profissional, as quais os próprios estudantes podem escolher matérias para compor sua grade curricular.
Os itinerários compõem a parte flexível do Novo Ensino Médio, e, por serem novidade, ainda são objeto de estudo dos educadores. Assim como os professores, os pais dos estudantes estão buscando compreender o assunto e possuem dúvidas sobre o funcionamento desse conjunto de atividades no dia a dia da escola.
Saiba mais sobre o novo Ensino Médio: Novo ensino médio – Entenda o que muda e como o sistema vai funcionar
A fim de solucionar as eventuais dúvidas dos pais e responsáveis a respeito dos itinerários formativos, as instituições de ensino devem apresentar a natureza e o funcionamento dessas mudanças de uma forma que envolva os pais no assunto. Por isso, preparamos um texto com algumas orientações para que a sua escola consiga elucidar para as famílias aspectos sobre o funcionamento e objetivos dos itinerários formativos. Confira!
Itinerários formativos para as famílias
O Novo Ensino Médio ainda está em construção, já que a lei a qual propõe as mudanças passou a valer no ano de 2022. Por essa razão, é normal que as famílias ainda não estejam familiarizadas com o novo modelo de ensino. Esse é um cenário recente para toda comunidade escolar e, mesmo que muitas escolas já tenham começado a idealizar projetos e colocá-los em prática, não existe um padrão para todas as instituições.
Assim, ao apresentar para as famílias as mudanças concernentes ao Novo Ensino Médio, como a inclusão dos itinerários formativos no currículo escolar, a escola deve se preocupar com a maneira como essas informações serão transmitidas, para que os pais e responsáveis compreendam de forma mais clara e objetiva possível como essas alterações se concretizam no cotidiano.
Nesse sentido, para guiar a conversa entre a escola e a família, é válido mapear alguns pontos relevantes, que são frequentemente questionados entre os membros da comunidade escolar, a serem comunicados sobre os itinerários formativos, como os seguintes:
Áreas de aprofundamento
Algumas das dúvidas mais gerais apresentadas pelas famílias são: como ocorrerá o aprofundamento de determinados conteúdos após a inserção dos itinerários formativos; de que forma acontecerá a manutenção dos componentes curriculares da grade fixa. Para muitos, essa parte flexível do currículo retira tempo de estudos de outros componentes curriculares, das disciplinas acadêmicas tal qual eles conhecem.
Diante disso, deve-se esclarecer, primeiramente, que a flexibilização do currículo após a inserção dos itinerários formativos não exclui o ensino de componentes de todas as áreas do conhecimento (Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas), mas os conecta melhor a outros conhecimentos interdisciplinares e permite, de acordo com a escolha do estudante, que algumas dessas áreas sejam vivenciadas mais profundamente. Ou seja, o estudante terá acesso a uma formação geral que contempla todos os componentes conforme são conhecidos, mas poderá, em dado momento e com orientação, optar por se aprofundar em até duas áreas do conhecimento.
Assim, há uma ampliação das possibilidades que poderão ser acessadas a partir da própria grade curricular. Ao escolher qual trajetória seguir ou em que áreas se aprofundar, o estudante tem a possibilidade de descobrir e se conectar com os interesses que guiam suas escolhas de vida, a médio e longo prazo, como a escolha da sua profissão, por exemplo.
Ao conversar com os familiares, procure destacar essas características.
Formação técnica e profissional
A Formação Técnica ou profissional também é uma das possibilidades da oferta de itinerários formativos que permite aos estudantes cursar o Ensino Médio concomitante à formação profissional.
Essa possibilidade, no entanto, depende do contexto escolar. A decisão por ofertar ou não a Formação Técnica ou Profissionalizante leva em consideração o público que a escola recebe, as demandas que a comunidade escolar apresenta, e as próprias condições e a estrutura para oferecer este tipo de formação.
Em escolas em que essa é uma possibilidade concreta, muitos familiares podem se questionar: será que os itinerários formativos tendem a antecipar as escolhas dos jovens que ainda não têm maturidade? Nesse caso, será importante destacar que o acesso a essa oferta de ensino não conduz o estudante a uma escolha que irá decidir a sua vida inteira. No entanto, o jovem viverá experiências diversas, como conectar, de forma prática, os conhecimentos escolares ao mundo do trabalho.
Um Ensino Médio alinhado às expectativas dos estudantes
A criação do Novo Ensino Médio foi pautada em algumas prerrogativas, segundo o MEC, uma delas é atender aos anseios dos estudantes adolescentes, tornando o ensino mais atrativo e alinhado às expectativas e vivências dos jovens.
Ao apresentar a concepção e objetivos dos itinerários formativos às famílias e comunidade escolar, busque respaldar-se nesse argumento e destaque que, na escola, os itinerários também estarão alinhados ao objetivo de tornar a oferta de ensino mais atrativa para os estudantes.
Ampliação do tempo diário de estudos
A flexibilização do currículo a partir da implementação dos itinerários formativos traz dúvidas, de pais e responsáveis, acerca da carga horária a ser destinada para essas atividades.
De forma geral, o Novo Ensino Médio prevê um aumento da carga horária anual, que passa de 800 para 1000 horas anuais a serem organizadas de acordo com a escola. Nesse contexto, fomenta-se também a integralização dessa etapa de ensino, isto é, oferta de educação em tempo integral que aumentará a permanência dos estudantes adolescentes na escola.
Há muitas instituições de ensino, da rede privada e federal, que oferecem Ensino Médio para além de um só turno. A ideia é que a partir da concretização do Novo Ensino Médio, o turno integral se torne uma realidade para todas as escolas brasileiras.
A partir da possibilidade de integralização do E.M, os itinerários formativos poderão ser ofertados no contraturno ou em tempo acordado entre pais e gestão escolar.
Veja como o Poliedro divulga os itinerários formativos aos pais
De quais formas a escola poderá envolver os pais nos itinerários formativos de seus filhos?
O ideal é que o tema não seja abordado somente em reuniões no início do ano letivo, mas que seja uma conversa constante, inclusive com algumas decisões em conjunto, caso seja possível.
A exemplo do que acontece no Poliedro Colégio, sugerimos algumas formas de integrar os pais e responsáveis aos itinerários formativos dos estudantes adolescentes.
Elabore um informativo do Novo Ensino Médio
Através de um informativo, produzido para os pais e distribuído mensalmente ou bimestralmente, as famílias podem ficar por dentro de tudo o que tem acontecido na escola em relação à aplicação do Novo Ensino Médio.
Desse modo, eles podem compreender, acompanhando a prática escolar, de que forma acontecem os itinerários formativos.
Divulgue atividades dos itinerários formativos nas Redes Sociais
As redes sociais já são um dos principais meios de comunicação entre a escola e a comunidade escolar. Uma ótima sugestão para deixar os pais por dentro dos itinerários formativos e das atividades realizadas pelos filhos é a publicação de fotos, vídeos e textos temáticos.
Envie fotos e vídeos das atividades dos itinerários formativos
O envio de fotos e vídeos é um recurso muito utilizado na Educação Infantil, mas os pais de adolescentes também adoram receber imagens e gravações do que está acontecendo na escola de seus filhos. Que tal fotografar e filmar as atividades dos itinerários formativos e enviar com legendas esclarecedoras para as famílias?
Trabalhe com assessoria de imprensa
Algumas escolas contam com assessoria de imprensa para divulgação de seu Sistema e das atividades realizadas no ambiente escolar. Nesse caso, é importante incluir os itinerários formativos nas pautas, seja de um blog, site ou das redes sociais!
Leia também: O processo de avaliação dos itinerários formativos no Novo Ensino Médio
Deixe claro quais são os currículos disponíveis
Os itinerários formativos presentes no Novo Ensino Médio podem trazer possibilidades de experiências diversas para os estudantes, um campo amplo para que cada um deles possa desenhar seu Projeto de Vida a partir de conhecimentos e experiências reais.
Nesse sentido, ao apresentar os itinerários para a comunidade escolar, com o objetivo de garantir a participação das famílias, procure orientar e divulgar de forma objetiva e clara os currículos disponíveis, explique os propósitos de cada projeto e divulgue os seus resultados por meio das estratégias descritas acima. E, o mais importante: mantenha sempre o diálogo com a comunidade escolar para compreender melhor quais são as demandas e expectativas apresentadas pelos estudantes e suas famílias.
Se você deseja saber mais sobre como funciona o Sistema Poliedro, acesse o site e converse com um consultor! O Poliedro oferece um universo de soluções educacionais para sua escola.
Venha ser uma escola associada!