Práticas Pedagógicas
Como fazer um projeto de intervenção pedagógica
Publicado em 30 de março de 2022
Intervir no âmbito da educação é interferir com planejamento. Podemos pensar em um projeto de intervenção pedagógica como uma forma de direcionar as ações de ensino-aprendizado, ampliando ou modificando a situação atual.
Costumamos usar um projeto de intervenção pedagógica quando existe necessidade de modificar a realidade do contexto educacional, seja porque existe alguma variável que está interferindo no aprendizado, seja porque há alguma situação emergencial que exige uma ação pedagógica diferenciada.
Em que consiste o projeto de intervenção pedagógica
Todo projeto de intervenção pedagógica surge da reflexão sobre a prática em sala de aula ou do contexto educacional geral. Na educação, chamamos essa reflexão oriunda da prática e que gera novas práticas de práxis pedagógica. A primeira observação geralmente é feita sem diagnóstico formal.
Um ótimo exemplo é o contexto educacional de retorno após a pandemia do covid-19. A percepção dos educadores sobre a prática diária em sala de aula aponta para a defasagem no aprendizado e para as dificuldades de socialização. Órgãos internacionais como o Unicef têm divulgado balanços preocupantes.
Muitas outras reflexões sobre a prática também surgem todos os dias, enquanto os educadores trabalham, fazem diagnósticos, planejam, avaliam e convivem no ambiente escolar.
São reflexões sobre a violência escolar diante da dificuldade da convivência pacífica entre estudantes ou entre eles e os professores. Reflexões acerca das dificuldades específicas que podem se apresentar em uma turma ou em parte dela, em dado momento.
Também podemos pensar em reflexões mais gerais, sobre o contexto educacional geral e sobre a sociedade. No Brasil temos altos índices de violência contra mulheres e crianças, exigindo que a escola se desdobre sobre essas pautas para que os estudantes adquiram consciência sobre a violência e não se tornem parte desse sistema sem reflexão.
Etapas do projeto de intervenção pedagógica
A intervenção pedagógica, no entanto, embora parta da reflexão a olho nu sobre a prática do professor, sobre o processo de ensino-aprendizado ou sobre questões sociais, precisa de embasamento e planejamento para ser colocada em prática.
Assim, a partir de uma observação ou de uma necessidade dentro do contexto escolar, pode-se pensar em realizar a intervenção. Existem muitas formas de elaborar um projeto de intervenção pedagógica. Elencamos a seguir as principais etapas. Acompanhe a leitura!
Diagnóstico
Depois de observado o problema ou a dificuldade, o próximo passo é formalizar que existe necessidade de intervenção pedagógica. A forma de fazer esse levantamento é por meio de um diagnóstico sobre a situação.
No caso de dificuldades com aprendizado, como apropriação da leitura, cálculos ou raciocínio lógico, podem-se aplicar avaliações diagnósticas no início do ano ou em etapas.
No entanto, esse diagnóstico possui outro objetivo, que é embasar a intervenção que virá e avaliar o grau do problema e da dificuldade dos estudantes.
Assim, se o professor observa que grande parte de sua turma apresenta dificuldades em compreender e seguir orientações escritas, é na elaboração e na aplicação do diagnóstico que a dimensão da dificuldade poderá ser medida.
Aplicando a avaliação inicial, poderemos saber quais e quantos estudantes possuem a dificuldade, sobre o que exatamente ela consiste e, a partir daí, pensar as intervenções necessárias e como aplicá-las.
Já para situações mais amplas como violência escolar, dificuldades de convivência e mudanças sociais, o diagnóstico pode ser realizado de outras formas.
Uma possibilidade é fazer o levantamento a partir de dados (como a alta quantidade de brigas ocorridas durante aulas e intervalos), a partir de falas de professores, funcionários e estudantes e também utilizando rodas de conversa para levantar como o problema está ocorrendo.
Planejamento
Com o diagnóstico em mãos, a próxima fase é planejar a intervenção. Como se trata de um projeto, sua elaboração deverá ser escrita e embasada por estudos e teorias da educação e de outras áreas.
Assim, pode-se utilizar uma estrutura mínima para compor o projeto de intervenção, contendo cada um dos pontos abordados a seguir. Confira!
Apresentação
A apresentação consiste em elucidar o problema, que deverá ser esmiuçado a partir do diagnóstico. Assim, essa etapa do projeto é apenas uma pequena explicação do que está acontecendo e dos motivos pelos quais é preciso realizar a intervenção.
Intervenção pedagógica
A intervenção pedagógica são as ações que se pretende fazer para modificar a situação apresentada. Nessa etapa do planejamento, deverão constar as aulas, os conteúdos e as formas como o professor e os outros profissionais planejam interferir para melhorar o quadro.
Se estivermos falando de um projeto de intervenção para reduzir a violência, essa etapa poderá ser realizada a partir de assembleias, palestras sobre violência, jogos cooperativos, debates, apresentação dos estudantes e outras ações que se façam necessárias.
Já nos casos de intervenções para elevar os níveis de alfabetização, as ações poderão incluir separação da turma por níveis mesclados ou não, uso de monitoria de estudantes que já estejam em fases adiantadas, rodas de leitura, produção de textos escritos, dentre outros.
Metodologia
Muitas vezes, durante a realização do projeto, pode-se confundir a etapa de escrita da metodologia com as ações. No entanto, a metodologia consiste em quais métodos serão utilizados para realizar as ações, além de englobar conceitos teóricos sobre a educação.
Podemos pensar em metodologias ativas de ensino para intervenção pedagógica na alfabetização, metodologia construtivista para intervenções artísticas e matemáticas e ainda metodologias sociológicas ou antropológicas para elaborar intervenções de convivência.
O professor pode optar pela utilização de mais de uma metodologia, caso deseje e também é possível mesclar essa fase do projeto com as ações, desde que ambos estejam claros.
Cronograma
O cronograma do projeto de intervenção pedagógica costuma ser feito em forma de tabela para indicar em quanto tempo o projeto será realizado e quando será colocada em prática cada uma das etapas.
Em projetos formais, o cronograma é obrigatório porque fecha melhor o tempo e a duração das intervenções.
Avaliação
De que forma e quando a intervenção será avaliada é ponto fundamental de qualquer projeto pedagógico. Ainda é importante lembrar que essa etapa não visa a avaliar apenas os estudantes, mas todo o trabalho realizado durante as ações.
O mais indicado é realizar pequenas avaliações durante o processo, inclusive para redirecionar as ações caso seja necessário. Ao final do projeto, faça uma avaliação final para ponderar quais resultados foram realmente obtidos.
Pode-se optar pela apresentação desses resultados à equipe pedagógica ou à coordenação escolar.
Quando utilizar um projeto de intervenção pedagógica
É importante diferenciar o que é um projeto de intervenção pedagógica de projetos para desenvolver habilidades e conteúdos programáticos de rotina. O primeiro deve ser utilizado quando existe um problema, geralmente específico e fora do esperado.
Essa diferenciação é importante, porque o projeto de intervenção pedagógica é um recurso muito interessante para modificação de cenários educacionais complexos e exige empenho e esforço dos professores e da equipe pedagógica.
Por isso, o ideal é sempre apresentar o projeto escrito antes de sua aplicação para a coordenação pedagógica e, se possível, trabalhar em conjunto com esses profissionais e com outros professores para obter os melhores resultados possíveis com os estudantes.
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