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Marketing Escolar

Como fazer uma campanha de matrícula escolar para 2024

Publicado em 31 de julho de 2023

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Campanha de matrícula escolar 2022

Embora o foco principal da maioria das escolas esteja sempre no processo pedagógico, a captação e a retenção de estudantes é um fator muito importante para manter a instituição funcionando com sucesso. 

Por isso, a cada fim de ano, os diretores já começam a pensar na preparação para conquistar novos estudantes para o semestre seguinte. A melhor forma de fazer isso é por meio de uma campanha de matrículas escolar. 

Leia mais:
Captura de matrículas por meio das redes sociais

Esse tipo de ação precisa ser bem planejada e executada para que se alcancem os resultados esperados. Por isso, neste artigo, vamos te explicar como fazer uma campanha de matrícula escolar para 2024 bem-sucedida. 

Acompanhe a leitura! 

Como organizar sua campanha de matrícula escolar para 2024: passo a passo

Preparar uma campanha de matrícula pode ser mais complexo do que parece. Para atrair novos estudantes e rematricular os atuais é preciso orquestrar diferentes frentes de atuação, como financeiro, marketing e a equipe de atendimento.  

Confira abaixo qual caminho você pode seguir para preparar uma campanha de matrículas na sua escola.

1. Definir metas e planejamento

O primeiro passo é analisar o cenário atual da sua escola e definir as metas da campanha. Com base no tamanho da estrutura física, nos recursos da instituição e na quantidade de funcionários e professores, estabeleça quantos estudantes podem ser matriculados em cada série e defina as metas a serem alcançadas pela campanha. 

Em seguida, comece a fazer um planejamento que inclua: 

  • como os objetivos de números de matrículas podem ser atingidos; 
  • qual será o período em que as matrículas estarão abertas;
  • como serão feitas as visitas de pais e responsáveis que se interessarem em conhecer a instituição.

Lembre-se também de considerar na conta os estudantes que fazem parte da sua escola atualmente. Afinal, a fidelização é tão importante quanto a captação. Faça um levantamento da probabilidade de rematrícula e comunique as famílias sobre a campanha com antecedência. 

2. Realizar o orçamento e controle financeiro

Fazer uma análise das finanças da escola é outro passo importante em uma campanha de matrículas. É a partir dos resultados do último período e do planejamento financeiro para o ano letivo seguinte que a escola deve estabelecer os preços a serem praticados nas matrículas e mensalidades de 2024.

Uma boa estratégia para aumentar o índice de retenção dos estudantes é oferecer condições especiais e descontos para quem realizar a rematrícula. Faça uma comunicação clara dessa política de descontos aos pais e responsáveis. Além disso, procure facilitar o processo de renovação da matrícula para o próximo ano letivo.

Leia mais:
Como criar uma campanha de matrículas de sucesso

O planejamento financeiro de uma campanha de matrículas também deve levar em consideração a definição de um orçamento para ser usado pela escola nas atividades desse período de divulgação. 

3. Preparar a equipe 

Antes de começar a campanha de matrículas para 2024, é essencial alinhar a comunicação com os funcionários da sua instituição de ensino. 

Eles estarão na linha de frente da campanha, tirando dúvidas de pais de estudantes, apresentando a estrutura e os materiais da escola e realizando o processo de matrículas em seu dia a dia de trabalho. 

Por isso, os colaboradores precisam estar por dentro dos detalhes do passo a passo de todo o procedimento de matrículas e também do projeto pedagógico da escola. Invista em capacitar e treinar esses profissionais para que eles possam realizar o trabalho da melhor maneira possível e contribuam para o sucesso da campanha. 

Não se esqueça de incluir os professores da instituição nas ações de captação. Como têm contato direto com os estudantes, participam ativamente do dia a dia do colégio e passam credibilidade para os familiares dos estudantes. Eles devem ser trazidos para dentro da campanha de matrículas por meio de depoimentos positivos sobre a metodologia da escola.   

4. Estar presente nas redes sociais

Hoje em dia, com a popularização da internet e das redes sociais, é essencial que a sua escola tenha uma presença digital bem estabelecida para se conectar com pais e alunos. 

Ter um site atualizado e um perfil nas redes sociais com fotos, informações e conteúdos sobre a instituição é um dos melhores caminhos para que a sua escola seja encontrada. Mesmo as famílias que recebem indicação de um conhecido costumam pesquisar sobre a instituição de ensino na internet antes de agendar uma visita e fazer a matrícula dos filhos. 

Por isso, atente para usar o digital de forma estratégica, mostrando os pontos positivos da sua escola e divulgando a campanha de matrículas por esse meio.  

5. Investir nos diferenciais da escola

Atualmente, o mercado educacional tem uma ampla oferta de instituições de ensino e é bastante competitivo. Por isso, para ter uma campanha de matrícula escolar bem-sucedida em 2024, a sua escola precisa se destacar entre a concorrência.

Faça uma listagem dos possíveis diferenciais do seu colégio e mantenha o foco nesses pontos durante as ações de divulgação. Entram nessa lista itens, como recursos tecnológicos disponíveis, qualidade do corpo docente, infraestrutura das salas de aula, valores em que a escola acredita, atividades extracurriculares, material didático, aprovação em vestibulares, entre outros.

Na hora de realizar a campanha, lembre-se de mostrar todos os motivos pelos quais a sua escola vale o investimento e merece receber os estudantes no próximo ano. 

Leia mais:
Como criar uma campanha de matrículas de sucesso – Parte 2

Fazer parte de um sistema de ensino de qualidade também é um grande diferencial, que atrai muitos pais e responsáveis e pode ser bem explorado na campanha para a obtenção de novas matrículas. 

O Poliedro Sistema de Ensino oferece apoio na captação de alunos e na campanha de matrículas das escolas parceiras, além de contar com todos os recursos para que a sua escola possa escrever um capítulo de sucesso da educação infantil ao pré-vestibular.

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  • Campanha de matrículas
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