Performance
Como o Novo Enem deve modificar os paradigmas e a estrutura do ensino básico?
Publicado em 09 de fevereiro de 2022Atualizado em 05 de abril de 2023.
Gestores de unidades de educação básica trabalham sob amplos desafios no que se refere às constantes mudanças estabelecidas por novas legislações e novos paradigmas pedagógicos e estruturais. Esse é o caso, por exemplo, do Novo Enem.
Entre esses desafios, talvez o maior seja pensar que nem toda mudança de concepção pedagógica (como é o caso do Novo Enem, que passa a ser construído a partir do Novo Ensino Médio) é profundamente debatida com profissionais da educação, estados, municípios e outras instâncias a ponto de preparar a escola para transformar sua prática a partir dessas modificações.
Leia também:
+ Como funciona o Enem Digital?
+ O que esperar do Novo Ensino Médio em 2022?
O que nos cabe, então, como educadores e gestores, é estudar as novas legislações e concepções teóricas, pedagógicas e políticas que estão por trás das implementações, de forma a adequar a práxis do ensino básico à realidade que os estudantes encontrarão pela frente.
O Novo Ensino Médio
O Novo Ensino Médio foi estabelecido pela Lei 13415, do ano de 2017, que prevê alterações importantes para instituições escolares e órgãos gestores da Educação.
Apesar de trazer uma rica modificação legal e de paradigmas para a educação básica, o foco principal do Novo Ensino Médio é a busca pela alteração do currículo único. Sobre esse aspecto, pesquisadores e legisladores concordam que as demandas da sociedade atual estão longe de ser atendidas por meio de um só currículo, padronizado para todos os estudantes, escolas e localidades.
Podemos apontar que o Novo Ensino Médio foi promulgado com base em quatro pontos principais. São eles:
- diversificação do currículo conforme escolha do estudante;
- articulação com o mundo do trabalho;
- formação integral do estudante;
- formação em tempo integral.
Novo Enem e desafios para a educação básica
As modificações legais, pedagógicas e educacionais trazidas pelo Novo Ensino Médio influenciam potencialmente o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que, além de avaliar o Ensino Médio, possui a importantíssima função de garantir acesso à universidade.
Não é viável, portanto, que o Novo Enem siga construído sob a forma curricular única e padronizada que se tinha anteriormente, porque isso limita as modificações a serem feitas no Ensino Médio. É nesse ponto que podemos afirmar que o Enem e Novo Ensino Médio se influenciam mutuamente na prática escolar da atualidade.
A própria legislação que trata do Novo Ensino Médio previu essas alterações quando, na Lei 13415, deixou claro que o Enem deve considerar a BNCC ao ser elaborado. Também a Resolução 03 do Conselho Nacional de Educação de 2018 prevê que tanto o Enem quanto os vestibulares deverão ser formados por duas etapas.
O cronograma do governo federal para as mudanças no Enem prevê que ele seja modificado em etapas que se iniciaram no ano de 2021 e deverão ser concluídas no ano de 2024. O ano letivo de 2022, contudo, é o que deverá sofrer maiores modificações até a finalização do novo exame.
Os alunos que, atualmente cursam o Primeiro Ano do Ensino Médio serão os primeiros que farão a prova do Enem já modificada. Caberá às escolas, portanto, irem se adequando à medida em que novas diretrizes forem sendo divulgadas para a Rede de Educação Básica.
De forma resumida, o cronograma para o Novo Enem define os seguintes pontos:
- Em 2021, as matrizes de avaliação segundo as quatro áreas de conhecimento que já constam da prova atual deverão ser revistas e atualizadas para a primeira prova, a de conhecimentos comuns, segundo a BNCC.
- Ainda em 2021, aos itinerários formativos, que são as construções pedagógicas do Novo Ensino Médio por área de interesse, deverão ser introduzidas também em matrizes de avaliação.
- Em 2022 as matrizes de avaliação, tanto do conteúdo básico comum quanto dos itinerários, deverão ser validadas pedagogicamente, além de uma prova preliminar, que será construída em formato do Novo Enem. A publicação da portaria do Ministério da Educação sobre o Novo Enem também deverá ser feita neste ano.
- No ano de 2024 o Novo Exame Nacional do Ensino Médio, em consonância com o Novo Ensino Médio e com a BNCC, deverá ser aplicado em todo o território nacional.
Pensando no cronograma proposto e no que deverá ser modificado, podemos elencar alguns pontos de extrema importância para as escolas de ensino básico, já a partir de 2022, para que estudantes se preparem para as modificações no Exame.
Preparo dos estudantes para a primeira fase do Novo Enem
A ideia da maioria dos especialistas é que a fase 1 do Enem seja novamente parecida com as provas aplicadas até o ano de 2009, com foco maior em avaliar as competências e habilidades que agora estão na BNCC.
A escola poderá retomar essas provas para pensar parte de sua grade curricular e realizar simulados com os estudantes que farão o Novo Enem, ou seja, quem, no ano de 2022, está no 1º ano do Ensino Médio.
Leia também:
+ Como melhorar a performance da sua escola ou cursinho no Enem
+ Os simulados realmente aumentam o desempenho dos estudantes?
Segunda fase do Enem – os itinerários formativos
Sobre os itinerários formativos que deverão constar nas matrizes de avaliação na Fase 2 do Enem, sabe-se que eles também são os guias das áreas de interesse e escolha dos estudantes no Novo Ensino Médio e ainda não estão totalmente implementados nas escolas brasileiras.
Esse é o maior desafio para as escolas de ensino básico e também a maior mudança que ocorrerá no Enem, já que os itinerários precisam considerar também a formação profissional dos estudantes.
Para se aprofundar na leitura sobre o assunto, leia também este texto do Blog Poliedro!
Estudiosos do Enem e pesquisadores da educação apontam que as áreas integradas deverão se aproximar das quatro seguintes:
- Estudantes que pretendem cursar Engenharias, Matemática, Física e outras carreiras ligadas às tecnologias, uma área que abarque as Ciências Exatas e Tecnologias.
- Estudantes que pretendem seguir a carreira acadêmica na área de Humanidades, em cursos como Pedagogia, Filosofia, Geografia, História, Literatura e Artes.
- Área ligada às Ciências Sociais e suas aplicações, como Economia, Sociologia, Administração Pública e de Empresas, Direito, Contabilidade.
- Ciências biológicas e Área da Saúde para estudantes que pretendem acessar o Ensino Superior em Biologia, Medicina, Enfermagem ou Meio Ambiente.
Provas diversificadas e digitais
Por último, existe uma grande possibilidade de que as provas passem a ser aplicadas em formato digital, por isso a escola poderá inserir avaliações nesse formato para que os estudantes se utilizem de tecnologias no processo de avaliação de forma rotineira.
A possibilidade de optar pela avaliação também é uma maneira eficaz para que a escola vá se adequando à nova realidade trazida pelo Novo Enem e pelo Novo Ensino Médio simultaneamente. é possível que o estudante faça uma prova de avaliação geral e outra escolhendo a área, já como se fosse os itinerários da fase B e pensando no curso que deseja fazer no Ensino Superior.
Abrir os canais de diálogo com toda a comunidade escolar será fundamental para as escolas, agora mais do que nunca. Conscientizar todos sobre as mudanças que serão implementadas, o que já está direcionado e o que ainda está para ser decidido, quais as possibilidades e os possíveis apontamentos são formas de confortar e deixar estudantes, pais e profissionais mais seguros de que a escola se preocupa com a qualidade do ensino oferecido!
Última atualizações sobre o Enem 2024
No início de abril de 2024, o governo federal brasileiro anunciou a suspensão da portaria 521 de 13 de julho de 2021, a qual previa o calendário referente ao cronograma de implementação do Novo Ensino Médio. A decisão, válida por 60 dias, afeta principalmente os prazos estabelecidos anteriormente que previam previsões em avaliações, como o Enem.
Caso calendário se mantiver suspenso mesmo após conclusão das discussões sobre o tema, as provas não seriam mais modificadas em 2024, como previsto inicialmente. Assim, o Enem não precisaria mais seguir as diretrizes do Novo Ensino Médio e continuaria no formato atual (uma prova igual para todo mundo, cobrando todas as disciplinas).
Tenha acesso a outros conteúdos sobre Educação no Blog Sistema Poliedro e fique por dentro de informações e temas sempre atualizados!
Seja uma escola associada ao Poliedro!
Acompanhe o Sistema Poliedro também nas redes sociais no Instagram, Facebook e LinkedIn.