Socioemocional
Educação socioemocional na prática: como incorporá-la ao currículo escolar
Publicado em 31 de janeiro de 2025
Saber aplicar a educação socioemocional na prática tem se mostrado cada vez mais importante no contexto escolar, pois além de contribuir para o aprendizado cognitivo, também promove a formação de cidadãos mais empáticos, equilibrados e preparados para os desafios da vida.
Em um contexto de curto prazo, a promoção de uma cultura de bem-estar emocional e social na escola é essencial para combater questões como o bullying, a discriminação e a violência escolar, tão prejudiciais para o desenvolvimento dos estudantes.
Neste post, vamos explorar o que significa integrar a educação socioemocional ao currículo escolar, sua importância e alguns exemplos de como isso pode ser feito na prática. Continue a leitura!
O que significa integrar a educação socioemocional ao currículo escolar?
A educação socioemocional vai muito além do ensino tradicional de habilidades cognitivas, pois também envolve o desenvolvimento de competências fundamentais para a vida em sociedade.
Por isso, aplicar a educação socioemocional na prática significa tratá-la como algo transversal, permeando todas as disciplinas e momentos da vida escolar, em vez de ser abordada como uma habilidade isolada.
Ao integrar essas habilidades ao currículo, os alunos aprendem a relacionar o conteúdo acadêmico com suas próprias emoções e com o mundo ao seu redor, tornando o aprendizado muito mais significativo.
Vamos ver exemplos?
Exemplos práticos de como integrar a educação socioemocional
1. Integrando a educação socioemocional à disciplina de História
Em uma aula de História sobre a Primeira Guerra Mundial, os alunos podem ser divididos em grupos, com cada um representando uma figura histórica importante da época.
Nesse contexto, além de aprender sobre o conflito, os alunos podem dialogar sobre as emoções, desejos e perspectivas de suas personagens, praticando empatia e comunicação. Eles serão desafiados a entender os diferentes pontos de vista e a discutir soluções para o conflito. Ao final, os estudantes podem refletir sobre como (e porque) as suas decisões poderiam impactar o desenrolar dos eventos.
Habilidades socioemocionais trabalhadas: Empatia, comunicação e resolução de conflitos.
2. Integrando a educação socioemocional à disciplina de Matemática
Em uma aula de Matemática sobre juros compostos, os alunos podem simular que estão tomando decisões financeiras sobre o melhor tipo de investimento. Eles poderão analisar riscos e recompensas, ponderar expectativas de retorno e o tempo de espera para que o investimento se concretize.
Essa atividade é excelente para trabalhar a gestão das emoções, já que os alunos precisarão lidar com a ansiedade e com a frustração caso a escolha não seja a mais vantajosa. Ao final, os alunos podem expor as decisões tomadas e compartilhar os sentimentos que nortearam suas escolhas. Isso ajuda a promover o autoconhecimento e a tomada de decisões conscientes.
Habilidades socioemocionais trabalhadas: Gestão das emoções, autoconhecimento, tomada de decisões.
3. Integrando a educação socioemocional à disciplina de Ciências
Em uma aula de Ciências, ao estudar sobre as mudanças climáticas e seus impactos ambientais, os estudantes podem ser incentivados a refletir sobre como se sentem diante da devastação global, o impacto das suas próprias atitudes nesse cenário e como a sociedade poderia agir para contornar essa questão.
Esse exercício de reflexão emocional ajuda a desenvolver a responsabilidade social e a empatia, ao mesmo tempo que os estimula a buscar soluções práticas para problemas globais.
Habilidades socioemocionais trabalhadas: Empatia, responsabilidade social, reflexão emocional.
Como o Poliedro Sistema de Ensino trabalha a educação socioemocional?
No Poliedro Sistema de Ensino, a educação socioemocional é uma parte fundamental de nossa proposta pedagógica. Com o selo “Educação Socioemocional”, nossos materiais didáticos integram práticas socioemocionais ao longo de todo o conteúdo, como nos exemplos que trouxemos neste artigo.
Por meio dessas propostas, os estudantes das nossas Escolas Associadas são incentivados a desenvolver autoconhecimento, gestão das emoções, empatia e sociabilidade. Tudo isso porque acreditamos na união do desenvolvimento acadêmico com o socioemocional, criando um ambiente em que os alunos se sintam seguros, acolhidos e desafiados a crescer tanto intelectualmente quanto emocionalmente.
Além disso, o Poliedro está constantemente fornecendo conteúdos gratuitos sobre o tema, como em nosso blog e em nosso podcast Papo Estratégico, em que trazemos um episódio completo com a nossa especialista, Telma Scott:
Ao integrar a educação socioemocional de forma transversal a nossas soluções educacionais, garantimos que nossos alunos estejam não apenas preparados para as provas e exames, mas também para a vida e a convivência em sociedade.
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