Gestão Escolar
7 Principais erros de gestão escolar que você deve evitar
Publicado em 03 de agosto de 2021Atualizado em 03 de novembro de 2022.
Cuidar de uma instituição de ensino envolve muitas responsabilidades e para isso os gestores devem estar bem preparados. Confira aqui alguns erros de gestão escolar que você precisa evitar para administrar essa jornada com mais acertos.
1. Falta de visão 360 graus
É essencial que o gestor escolar tenha uma visão global da instituição e não esteja focado somente na área pedagógica. Assim você pode antecipar eventuais problemas ou falhas. Um sistema de gestão escolar ajuda a acompanhar todas essas pendências e administrar todas as áreas da sua escola.
2. Focar somente em novos estudantes e esquecer de reter os atuais
Muitas vezes as instituições focam esforços apenas na captação de estudantes e esquecem da importância em fidelizar a família e os estudantes atuais.
Acompanhe o desenvolvimento dos alunos que já fazem parte da sua instituição. Preste atenção na sua frequência e desempenho para evitar uma evasão escolar. Continue oferecendo um serviço de qualidade como se cada aluno tivesse acabado de entrar e, além disso, promova campanhas de fidelização para antigos alunos.
3. Não pensar no planejamento financeiro
Um dos grandes desafios dos gestores é a inadimplência de mensalidade. Ter um plano para lidar com ela pode salvar sua instituição em momentos difíceis. E isso começa com um bom planejamento.
Além de planejamento escolar e pedagógico, é necessário pensar no planejamento financeiro da instituição (contas, gerenciamento de equipe, processos administrativos e questões do dia a dia).
Saiba calcular de forma justa e inteligente o valor da mensalidade, para que não haja defasagem financeira ou desinteresse de potenciais alunos.
Esteja preparado para gastos emergenciais e investimentos necessários. Crie o hábito de acompanhar frequentemente as metas e números da instituição para que possa fazer eventuais mudanças de rota para atingi-las.
4. Ter uma equipe desestimulada
Faça seu time ter vontade de trabalhar na instituição. Tenha uma equipe preparada e bem estruturada e que também se sinta valorizada. Ofereça boas condições de trabalho, ouça as ideias e apoie sua equipe.
Incentive o time a participar das decisões de maneira democrática e a sempre buscar evolução, com cursos de capacitação e premiação aos que mais se destacarem.
5. Trabalhar sem organização e metas reais
Tenha metas claras e possíveis de atingir. Elas vão guiar a instituição e sua equipe, para chegarem mais longe, dentro da sua capacidade e do seu mercado.
Com essa definição, fica muito mais fácil evitar problemas como a falta de objetivos nos cursos, desconexão entre conteúdos e desinteresse dos alunos.
6. Não investir em inovação e tecnologia
Sua instituição deve acompanhar as inovações e o desenvolvimento da tecnologia. Elas se tornam aliadas nas salas de aula, tornando a vida de professores e alunos mais interessante.
É importante também investir em estrutura e metodologias de ensino, para que haja valorização dos estudantes já matriculados e interesse em novos alunos.
7. Deixar de lado a comunicação com os pais e alunos
A comunicação com os alunos e suas famílias é tão importante quanto saber educar. Mantenha os pais atualizados sobre a vida escolar de seus filhos, deixando um canal aberto para que haja troca entre o que ele aprende na sua instituição e em casa.
Em resumo, seja um gestor com olhar crítico e controle sobre o que está se passando em sua instituição, para colaborar com o crescimento de todas as áreas. Sempre que um problema for identificado, conte com sua equipe para opinar e ajudar na resolução.
Erros na gestão escolar, quando identificados no início e trabalhados com bom senso e seriedade, podem ser resolvidos sem grandes danos.
Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre o Poliedro Sistema de Ensino? Fale com um de nossos especialistas.