Gestão Escolar
A importância da Assessoria de Imprensa
Publicado em 19 de janeiro de 2021Atualizado em 03 de novembro de 2022.
A assessoria de imprensa é um serviço que pode ajudar muito uma empresa, produto ou marca a fortalecer a sua imagem e ganhar visibilidade através de notícias publicadas em veículos de comunicação. Em linhas gerais, o trabalho da assessoria de imprensa abrange o envio frequente de informações jornalísticas para agências de notícias, jornais e emissoras de TV, gerando mídia espontânea para a empresa.
No caso das instituições de ensino, a assessoria é uma ferramenta eficaz para manter a comunicação entre a escola e a sociedade pela imprensa, trazendo mais credibilidade e consolidando a sua reputação como uma referência. Em um momento de crise, a assessoria também deve ajudar a traçar a melhor estratégia de comunicação, para que não haja falhas ou ruídos.
Hoje, a importância desse serviço é ainda maior. As pessoas estão ainda mais conectadas e escolhem que tipo de conteúdo vão consumir. Por isso, a assessoria de imprensa deixou de ser apenas produtora e emissora de conteúdo e passou a ter uma função mais estratégica, potencializando o alcance das empresas no cenário digital.
Neste post, vamos explicar como esse serviço pode fazer com que a sua escola se destaque e encontre as melhores formas de implementar a assessoria de imprensa na sua empresa. Acompanhe para saber mais.
A assessoria de imprensa para o fortalecimento da marca
Um dos principais pontos da assessoria de imprensa é fortalecer a imagem que a escola tem diante da comunidade onde ela está inserida. Uma boa estratégia de comunicação deve buscar entender a mensagem que a instituição deseja passar. Se o objetivo é mostrar o foco na preparação para os vestibulares, uma boa opção é divulgar aprovações de alunos em universidades de renome. Já uma escola com foco em tecnologia, pode usar uma matéria publicada em um jornal local para falar sobre um novo laboratório de informática.
Um colégio tem diversas oportunidades para se comunicar ao longo do ano. Atividades extracurriculares, eventos, aulões para vestibular, opinião de professores sobre provas e resultados dão ótimas pautas jornalísticas. A escola também pode comunicar e se posicionar sobre acontecimentos no universo da educação, como BNCC, ensino híbrido, mudanças no vestibular etc. Esse tipo de ação costuma trazer bastante reconhecimento para a marca.
Deve haver rapidez para disponibilizar informações relevantes para a mídia, antes que a notícia se torne antiga e irrelevante. A agilidade no contato pode fazer com que a escola se torne uma boa fonte para um jornalista que está escrevendo uma matéria relacionada à educação. Essa é uma ótima forma de garantir mídia instantânea de grande repercussão e consolidar a imagem da escola como referência no segmento educacional no qual ela está inserida.
Contratar uma empresa de assessoria ou montar uma equipe interna?
Existem algumas opções para a escola implementar uma assessoria de imprensa. A primeira delas, que é bastante utilizada por colégios com estruturas menores, é a contratação de um profissional responsável pela captação de informações, conteúdo e o contato com a imprensa. Esse modelo exige menos recursos financeiros, e traz a vantagem desse profissional ser capaz de absorver outras funções, como o desenvolvimento de materiais de publicidade e comunicados internos.
Nesse formato, a escola deve procurar um profissional com experiência na área, de preferência um jornalista ou um “relações-públicas”, para montar um departamento de assessoria de imprensa interna. É essencial que essa pessoa tenha contato e mantenha um relacionamento com uma rede de veículos que faça sentido para a instituição. Também é importante haver um levantamento dos objetivos da escola, para que a comunicação possa reforçar essa mensagem.
Outra possibilidade é a contratação de uma empresa especializada em assessoria de imprensa. Apesar de mais custosa, essa alternativa também tem suas vantagens. Costumeiramente, essas agências possuem um relacionamento mais próximo com os veículos de comunicação de grande porte. Empresas de assessoria de imprensa costumam manter bem atualizados seus contatos com repórteres, editores e colunistas.
Muitas vezes, é possível que a escola tenha dificuldade de identificar assuntos potenciais em pautas jornalísticas. Essa é mais uma vantagem na contratação de uma agência, que com sua experiência, ajuda o colégio a ampliar sua visão do que pode ser comunicado. Além disso, os assessores são capazes de orientar diretores, coordenadores e professores como falar da maneira mais indicada com os jornalistas, fortalecendo o relacionamento com a imprensa.
O papel da assessoria de imprensa na gestão de crises
Toda empresa está suscetível a crises. Isso não é diferente com instituições de ensino, principalmente escolas. Esses são ambientes sensíveis, que reúnem crianças menores de idade e de faixas etárias diferentes. Situações acontecem, e toda escola deve ter em mente que uma crise pode ocorrer. O mais indicado é montar um comitê de crise, que deve mapear situações de risco e definir os protocolos a serem tomados. Todos os funcionários devem ser orientados para não acontecer falhas na comunicação.
Em um momento como esse, a comunicação é uma das ferramentas mais importantes para proteger os interesses das empresas e conduzi-las de volta à normalidade. Um bom trabalho de assessoria de imprensa tem potencial para reverter uma crise e salvar a imagem de uma marca. Por isso, no cenário em que vivemos, as pessoas estão mais críticas e engajadas, é necessário redobrar a atenção e ser ainda mais ágil.
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