Confessionais
Pacto Educativo Global: um compromisso com a educação integral
Publicado em 23 de maio de 2024
O Pacto Educativo Global foi um compromisso lançado pelo Papa Francisco que buscou renovar a educação em escala mundial. Para isso, propôs uma aliança entre todos os setores da sociedade para formar indivíduos comprometidos com a construção de um mundo mais justo, pacífico e sustentável.
Para as escolas católicas, o pacto é uma oportunidade de elas não apenas reafirmarem seu compromisso com uma educação de qualidade, mas também de se posicionarem como líderes na promoção de uma cultura de paz e fraternidade.
O Poliedro Sistema de Ensino adaptou o texto original do Vademecum do Pacto Educativo Global da Global Compact on Education em um conteúdo completo sobre o assunto, com reflexões relacionadas a cada um dos compromissos propostos.
O que é o Pacto Educativo Global?
O Papa Francisco lançou o Pacto Educativo Global no dia 12 de setembro de 2019. Em seu pronunciamento, fez um “convite ao diálogo sobre a forma como estamos construindo o futuro do planeta e sobre a necessidade de investir nos talentos de todos, porque todas as mudanças precisam de um caminho educativo para fazer amadurecer uma nova solidariedade universal e uma sociedade mais acolhedora”.
Para isso, promoveu a iniciativa de um Pacto Educativo Global para “reavivar o compromisso para e com as novas gerações, renovando a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva, capaz de ouvir com paciência, de diálogo construtivo e de compreensão mútua”. Dessa forma, trata-se de “unir esforços numa ampla aliança educativa para formar pessoas maduras, capazes de superar a fragmentação e a oposição e reconstruir o tecido das relações para uma humanidade mais fraterna”.
Os 7 compromissos do Pacto Educativo Global
Em sua mensagem, o Papa Francisco convida toda a humanidade a comprometer-se pessoalmente com 7 pontos:
1. Colocar a pessoa no centro
Valorizar a individualidade e a capacidade de cada um de se relacionar com os outros, combatendo a cultura do descartável.
2. Ouvir as gerações mais novas
Escutar a voz das crianças, dos adolescentes e jovens para juntos construir um futuro de justiça e de paz, uma vida digna para cada pessoa.
3. Promover a mulher
Promover a participação plena das meninas e das jovens na educação para um mundo mais igualitário.
4. Responsabilizar a família
Reconhecer a família como o primeiro e indispensável agente educador.
5. Se abrir à acolhida
Educar e nos educar para a acolhida envolve abrir nossos corações e nossas mentes para os mais vulneráveis e marginalizados.
6. Renovar a economia e a política
Estudar a economia, a política e o crescimento para servir ao bem-estar humano e da família humana como um todo.
7. Cuidar da casa comum
Cuidar e cultivar nossa casa, protegendo os recursos naturais, adotando estilos de vida mais sustentáveis e promover o uso de energias renováveis.
Um olhar sobre os compromissos do Pacto Educativo Global na Escola
Aplicar o Pacto Educativo Global na escola é uma oportunidade de transformar a educação, tornando-a mais inclusiva, justa e sustentável. A seguir, apresentamos os principais conceitos relacionados a cada um dos compromissos propostos.
Primeiro compromisso do Pacto Global na Escola – Colocar a pessoa no centro
- Divulgação e acesso aos direitos humanos: assegurar que todos os alunos, professores e funcionários tenham conhecimento da Carta Universal dos Direitos Humanos e acesso a ela
- Igualdade de oportunidades: garantir oportunidades iguais para todos na escola, sem discriminação de gênero, idade, raça, religião, ideologia ou condição social.
- Atenção integral: cuidar de cada membro da comunidade escolar, com especial atenção aos mais frágeis, oferecendo uma formação integral, que valorize todas as dimensões da pessoa, incluindo a espiritual.
Segundo compromisso do Pacto Global na Escola – Ouvir as gerações mais novas
- Protagonismo estudantil: promover o protagonismo dos estudantes, assegurando seu acesso à educação de qualidade.
- Participação nas tomadas de decisão: garantir a participação dos representantes dos estudantes nos conselhos consultivos e deliberativos da escola.
- Inclusão educacional: criar uma comunidade escolar acolhedora, especialmente atenta aos alunos com necessidades educativas especiais.
- Proteção infantil: condenar qualquer forma de desrespeito e exploração das crianças.
Terceiro compromisso do Pacto Global na Escola – Promover a mulher
- Igualdade de gênero: garantir uma presença igualitária de meninos e meninas na escola.
- Incentivo à educação feminina: promover políticas que incentivem a participação das meninas na educação.
- Igualdade na gestão: proteger a presença equitativa de mulheres em funções de gestão, no corpo docente e nos conselhos escolares.
- Combate à discriminação: condenar todas as formas de discriminação e violência contra as mulheres.
Quarto compromisso do Pacto Global na Escola – Responsabilizar a família
- Envolvimento familiar: envolver sempre as famílias nas atividades educativas da escola.
- Representação dos pais: garantir a presença de representantes dos pais nos conselhos consultivos e deliberativos da escola.
- Pactos educativos comunitários: construir pactos educativos comunitários entre a escola e as famílias para responder às necessidades locais.
- Formação de pais: incentivar programas de formação e autoformação para os pais.
Quinto compromisso do Pacto Global na Escola – Se abrir à acolhida
- Sensibilização intercultural: promover programas de sensibilização com uma perspectiva intercultural e inter-religiosa.
- Internacionalização: acolher estudantes e pessoas de outros países na escola.
- Cooperação internacional: iniciar programas de cooperação internacional para a construção de um mundo mais fraterno e acolhedor.
Sexto compromisso do Pacto Global na Escola – Renovar a economia e a política
- Estudo e inovação: incentivar o estudo e a investigação sobre economia, política, crescimento e progresso com ideias inovadoras e inclusivas, revisando currículos e planos de estudo.
- Educação integral: propor uma educação integral que valorize a participação, democracia, política, justiça, igualdade, fraternidade e paz.
- Formação para o serviço comunitário: reorientar os projetos de formação para capacitar alunos dispostos a servir a comunidade.
Sétimo compromisso do Pacto Global na Escola – Cuidar da casa comum
- Defesa do ambiente: incentivar atividades em defesa do meio ambiente na escola.
- Cuidado com a casa comum: desenvolver um cuidado para a casa comum e cultivar a apreciação pela beleza da criação.
- Energia renovável: facilitar a conversão para energias renováveis para o sustento energético da escola.
- Espaços verdes: criar espaços verdes nos centros educativos proporcionalmente ao número de membros da escola.
Você sabia?
As escolas confessionais que adotam o Poliedro Sistema de Ensino estão presentes em todo o Brasil. Nesse sentido, o nosso compromisso é proporcionar uma formação integral e alinhada a valores a cada um dos seus estudantes.
Quer saber como o Poliedro apoia as escolas confessionais em sua missão?