Gestão Escolar
Poliedro na Bett Brasil: resumo e principais discussões das palestras
Publicado em 26 de abril de 2024
Entre os dias 23 e 26 de abril, o Poliedro Sistema de Ensino marcou presença no maior evento de inovação e tecnologia para educação da América Latina: a Bett Brasil.
Além da jornada pelas soluções, ferramentas e novidades, contamos com a presença de especialistas em educação, tanto do Poliedro quanto de Escolas Associadas, com palestras repletas de conteúdos para enriquecer ainda mais a experiência dos visitantes.
Neste artigo, você verá um resumo com as principais discussões das palestras do estande Poliedro na Bett Brasil. Acompanhe!
23/04 (terça-feira)
Olimpíadas Científicas: desenvolvendo habilidades essenciais
Fernando Borim (mantenedor do Colégio Villa Lobos)
Em uma palestra detalhada sobre Olimpíadas do Conhecimento, Fernando destacou a importância de desenvolver uma cultura olímpica nas instituições de ensino. O palestrante enfatizou não só essa relevância, mas também como essa cultura contribui para melhorar o desempenho acadêmico dos estudantes e os resultados obtidos pelas escolas, especialmente em termos de medalhas e aprovações em vestibulares.
Além disso, Fernando compartilhou a trajetória de sua escola nas Olimpíadas do Conhecimento e como esse projeto evoluiu ao longo dos anos. Por fim, ele ressaltou que os talentos acadêmicos devem ser valorizados tanto quanto os talentos esportivos.
Livro Digital: uma oportunidade de inclusão
Lucia Chueire e Diego Matos (product managers do Poliedro Sistema de Ensino)
Durante uma palestra sobre inclusão em diferentes ambientes de aprendizado, Lucia e Diego demonstraram como as tecnologias podem facilitar o processo educacional, tornando-o acessível para pessoas com transtornos e deficiências, além de acolher estudantes com variados estilos de aprendizagem. Um exemplo citado foi o menu de acessibilidade do Livro Digital, destacando como essa ferramenta tem recebido ótima aceitação pelas Escolas Associadas.
A apresentação também explorou tendências e possíveis futuros cenários, como o design universal para aprendizagem, adaptações no contexto de avaliações e a formação de comunidades para debater questões de acessibilidade e inclusão.
IA e tecnologias emergentes
Gabriel Serpa (diretor de inovação do Poliedro Sistema de Ensino)
Carlos Eduardo Lambert (coordenador pedagógico do Poliedro Sistema de Ensino)
A palestra tratou de temas sobre inteligência artificial e tecnologias, em que Gabriel e Carlos Eduardo responderam a perguntas de educadores relacionadas ao tema, tais como:
- Por que adotar tecnologia?
- Qual é o valor da tecnologia em sala de aula?
- A inteligência artificial será uma expectativa não cumprida?
Nesse contexto, eles abordaram temas como a realidade estendida, a interação entre o mundo físico e o digital, além de tecnologias já implementadas no Poliedro e que estão disponíveis para as Escolas Associadas.
Ampliando horizontes: o impacto das atividades extracurriculares
Thiago Bertolin (vice-diretor pedagógico do Colégio Ser! Sorocaba)
Thiago Bertolin apresentou o projeto Ser Mais, um hub de aprendizagem que oferece atividades extracurriculares, implementado no Colégio Ser! em Sorocaba. Ele compartilhou detalhes desde a criação do projeto até o impacto positivo que teve na comunidade escolar. Thiago destacou especialmente como o projeto ajudou no aumento do número de alunos do Colégio Ser!
O propósito da palestra foi fornecer sugestões e ideias para que outras escolas possam adotar iniciativas semelhantes e alcançar resultados positivos.
Leia também: 10 motivos para inserir projetos extracurriculares no calendário escolar
24/04 (quarta-feira)
Observação em sala de aula: uma oportunidade de formação
Claudia Camargo (coordenadora pedagógica)
Danielli Lima (professora do Poliedro Colégio Unidade Perdizes)
As palestrantes discutiram a observação como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento profissional dos professores, enfatizando a necessidade de criar uma relação forte entre professores e coordenação para facilitar esse processo. Além disso, Claudia e Danielli compartilharam suas vivências no Colégio Poliedro de Perdizes, destacando as técnicas utilizadas para coletar dados e implementar métodos que tornam o feedback mais assertivo e a experiência mais agradável para os docentes.
Excelência acadêmica: a chave para aprovações
Henrique de Oliveira, Wendell Sullyvan e Samuel Argentino (diretores do Colégio Arena)
Os palestrantes exploraram a importância de uma parceria eficaz com um sistema de ensino de qualidade, destacando como o sucesso do colégio é resultado de sua escolha pelo Poliedro Sistema de Ensino desde o início da instituição. Eles também detalharam a metodologia pedagógica adotada no colégio, enfatizando as características de cada etapa educacional, e como a exigência dos materiais didáticos do Poliedro ajuda a selecionar professores altamente qualificados para o seu quadro de docentes. Por último, ressaltaram a precisão dos simulados do Poliedro em manter a coerência com o conteúdo programático.
Leia também: A contribuição do material didático para a qualidade do ensino
Educação Infantil transformadora: alfabetização integral
Iolene Lima (diretora do Colégio Shunji Nishimura)
A palestrante discutiu como a inovação tem evoluído e o seu impacto significativo na educação, com um foco especial na Educação Infantil. Iolene abordou temas importantes, como metodologias ativas e estruturas de aprendizagem que promovem uma alfabetização abrangente, englobando aspectos sociais, físicos e mentais, com o objetivo de ampliar o conhecimento. Ela também explicou como esse processo é aplicado na prática com crianças de diferentes idades, enfatizando que a idade não limita a capacidade das crianças de participar de projetos diversos. Por fim, ela ressaltou como o material didático do Poliedro apoia as escolas, argumentando que esses recursos não restringem a prática pedagógica, mas, sim, oferecem suporte para que a educação alcance novos patamares.
Leia também: Como educar a geração Alpha?
Rumo à excelência: formação docente da pesquisa à prática
Learice Alencar (professora do Colégio Leonardo da Vinci)
A palestrante apresentou um projeto inovador do Colégio Leonardo da Vinci, voltado para a pesquisa sobre o bem-estar na educação e como isso pode levar a melhorias significativas na escola. O projeto envolve um grupo de 19 professores dedicados a explorar, por meio da prática escolar, diferentes temas de pesquisa que possam contribuir com soluções educacionais eficazes. Esse grupo de docentes se encontra regularmente para compartilhar leituras e, ao final do processo, publicam seus achados em artigos que são compilados em livros anuais. Além de promover melhorias concretas baseadas nas propostas sugeridas, o projeto tem um papel crucial em fortalecer a cultura de felicidade entre os alunos, alinhando-se com uma das missões centrais do colégio. O propósito da palestra foi divulgar os impactos positivos observados.
Leia também: 6 temas para formação continuada de professores em 2024
25/04 (quinta-feira)
Educar para o bem viver
Irmão Afonso Murad
Irmão Murad conduziu uma discussão essencial para o contexto escolar, em especial para escolas confessionais, sobre a importância de cultivar a paz e o bem-estar na educação. O palestrante tratou dos pilares:
- Relações de cooperação: conceito de identidade comum onde o trabalho conjunto é valorizado.
- Paz interior: sobre o cultivo da interioridade, silêncio e olhar contemplativo.
- Reverência e o cuidado com a mãe Terra: sobre agradecer aos alimentos, refletir sobre as escolhas conscientes e aproveitar os espaços da natureza.
- Respeito pelos ancestrais: conhecer e amar os ancestrais na fé e como lidar com a morte como parte da vida.
O objetivo da palestra foi destacar como o bem viver se desdobra em um estilo de vida, um jeito de praticar a existência, para ser aplicado no contexto da educação.
Leia também: Solidariedade na escola: importância e ações práticas
Redação nota 1000: como atingir resultados acima da média em Redação nos vestibulares?
Digenario Souza (professor do Colégio Dom Barreto)
Em uma discussão analítica, o palestrante Digenario destacou os fatores que influenciam positivamente os resultados em Redação. Entre esses fatores, enfatizou a relevância dos dados e como eles são cruciais na tomada de decisões pedagógicas. Além disso, apontou que os aspectos acadêmicos e os dados caminham juntos, com um fornecendo suporte essencial ao outro. O principal objetivo da palestra foi destacar a importância de adotar processos claros e métricas bem definidas para auxiliar no sucesso dos estudantes em Redação.
Pisa: parâmetros e caminhos de sucesso
Jonas Stanley (diretor da Rede Inspira de Educadores)
Com sua vasta experiência na área da educação e contato constante com escolas de diversos perfis, Jonas Stanley ministrou uma palestra em que compartilhou informações valiosas sobre o Pisa. Em sua apresentação, Jonas enfatizou o Pisa como um método eficiente para classificar escolas em um ranking global. Ele também destacou a importância do Pisa como um indicador do desenvolvimento dos alunos, com base em três áreas fundamentais: matemática, literatura e ciências. Além disso, explicou como essa abordagem tem sido implementada na Rede Inspira em colaboração com o Poliedro Sistema de Ensino.
Avaliações eficientes: um trampolim para o aprendizado de sucesso
Vanessa Pontes (gerente de avaliações do Poliedro Sistema de Ensino)
Vanessa iniciou a discussão abordando o direito constitucional à educação e, em seguida, aprofundou-se no tema das avaliações, com ênfase em estratégias para a análise quantitativa dos dados. Em sua exposição, ela enfatizou que as notas devem ser como um filme, e não uma fotografia; ou seja, devem refletir o progresso contínuo do aluno, em vez de capturar apenas um momento isolado. Além disso, Vanessa ressaltou a importância de tornar as avaliações mais inclusivas e menos focadas em exames, promovendo uma abordagem que permita uma interpretação pedagógica dos resultados para alcançar eficácia no processo educativo.
Leia também:
Quais os tipos de atividades avaliativas e como aplicá-las?
Você conhece o Sistema de Avaliação Educacional do Poliedro?
O jeito Poliedro de ensinar redação
Gabrielle Cavalin (coordenadora de redação do Poliedro Unidades Escolares)
Gabrielle apresentou detalhes sobre o funcionamento do departamento de redações do Poliedro, incluindo os pilares que fundamentam o sucesso na obtenção de resultados. O propósito de sua palestra foi motivar outras escolas a valorizarem a redação como um elemento crucial para a aprovação em vestibulares, enfatizando o papel significativo que as principais bancas examinadoras atribuem à redação e sua importância para o sucesso dos alunos.
26/04 (sexta-feira)
Cuidar de quem cuida: saúde mental de professores
Jéssica Pontes (consultora pedagógica especialista em Educação Socioemocional)
Durante uma conversa rica, nossa especialista Jéssica Pontes abordou temas como os círculos restaurativos de apoio, integração e reintegração, a relevância do suporte da gestão escolar para a saúde mental dos docentes e como a aprendizagem dos alunos é afetada quando a saúde mental do professor está comprometida.
Leia também: Educação socioemocional para professores: cuidando de quem educa
Sistema Poliedro na Educação Infantil: uma experiência inspiradora
Renata Bernardello (vice-diretora do Colégio Ábaco Unidade Sumaré)
Melissa Albanez (gestora do Colégio Ábaco de São Bernardo do Campo)
As palestrantes abordaram a importância da pesquisa, da investigação e, especialmente, do conhecimento científico no contexto da Educação Infantil. Elas enfatizaram a relevância de levantar hipóteses e de criar um vocabulário que contribua para o desenvolvimento de habilidades essenciais no repertório da Educação Infantil. Por fim, destacaram que a Educação Infantil deve ser tratada com afeto, responsabilidade emocional, pedagógica e comprometimento.
E assim encerramos com chave de ouro quatro dias enriquecedores e repletos de novidades, com palestras alinhadas aos macrotemas da Bett Brasil 2024 e com muito conhecimento para agregar ainda mais à experiência dos visitantes.
Mais do que isso, ao longo desses dias, nosso espaço foi dedicado a mostrar, por meio de experiências imersivas e histórias de sucesso, por que somos a melhor escolha para escolas que querem alcançar os melhores resultados em excelência pedagógica, aprovações em vestibulares e em inovação e tecnologia.
Quer saber como o Poliedro Sistema de Ensino pode ajudar a sua escola a alcançar esses resultados? Fale com um de nossos especialistas.