Práticas Pedagógicas
Qual a diferença entre “interdisciplinar” e “multidisciplinar”?
Publicado em 16 de março de 2021Atualizado em 03 de novembro de 2022.
Os termos interdisciplinar e multidisciplinar são muito comuns no universo escolar, sendo muitas vezes usados indistintamente. É importante saber as diferenças entre esses dois tipos de atividades curriculares.
Enquanto alguns projetos escolares são criados em conjunto por todo o corpo docente, visando conectar ao máximo o conhecimento dos diferentes componentes curriculares, outros podem abordar um tema único, mas sem criar atividades que demandem uma interdisciplinaridade.
Os dois conceitos também compartilham uma grande semelhança entre si mesmos. Em ambos os casos, o objetivo é integrar diferentes componentes curriculares para produzir novos conhecimentos, tornando a aprendizagem mais significativa para os estudantes.
O que define, então, se um projeto é multidisciplinar ou interdisciplinar? Continue lendo o texto abaixo para entender melhor esses dois termos.
Projeto escolar interdisciplinar
Em projetos interdisciplinares, os conteúdos de múltiplos componentes curriculares se complementam e se integram para abordar um tema comum. O propósito é relacionar diferentes áreas do conhecimento em uma situação de aprendizagem ativa, que incentive o estudante a criar soluções para problemas contextualizados.
Esse tipo de abordagem incentiva a contextualização e a formação integral, e não apenas a construção de conhecimentos limitados a um único componente curricular. Além disso, durante um projeto interdisciplinar, os estudantes desenvolvem habilidades importantes, como a autonomia, a responsabilidade, a comunicação e o trabalho em equipe.
Ao estudar um bioma marinho próximo à costa brasileira, por exemplo, os estudantes poderiam relacionar conhecimentos relacionados à Geografia, à Biologia e à Matemática para entender o risco de extinção dos animais que habitam aquela região.
Dessa forma, a atividade possibilita o diálogo entre as diferentes áreas e seus conceitos, integrando conhecimentos distintos e promovendo a conexão entre eles.
Projetos escolar multidisciplinar
Enquanto uma atividade interdisciplinar integra diferentes áreas do conhecimento com um objetivo comum, em um projeto multidisciplinar, ainda que haja um tema que norteie todo o planejamento, cada componente curricular traz o conteúdo para dentro do seu contexto. Assim, a multidisciplinaridade resulta em conhecimentos mais amplos e diversificados.
Apesar de não correlacionar tanto os conteúdos dos componentes curriculares como nos projetos interdisciplinares, a multidisciplinaridade transforma o processo de aprendizagem em algo mais prazeroso para os estudantes ao trazer exemplos mais práticos e reais para dentro da sala de aula.
A importância do planejamento
Uma das primeiras ações é a definição do formato do projeto, que pode acontecer através de aulas com metodologias ativas, recursos digitais, gamificação, entre outros. É nesse ponto que definimos temas, propósitos, expectativas de aprendizagem e objetivo final da atividade.
Para isso, é imprescindível um diálogo próximo entre os professores e coordenação durante o processo de planejamento para definir o que será abordado dentro de cada componente e garantir o que está sendo trabalhado está de acordo com o currículo escolar.
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