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Metodologias de Ensino

Quais os tipos de atividades avaliativas e como aplicá-las?

Publicado em 20 de julho de 2022Atualizado em 03 de novembro de 2022.

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As atividades avaliativas escolar já não podem mais ser sinônimo de uma nota relacionada aos componentes curriculares de um bimestre, trimestre ou do ano letivo. Avaliar significa ajudar a turma e cada estudante a formar o seu próprio caminho do desenvolvimento, conforme sua etapa de aprendizagem.

Se até a chegada da BNCC, a escola lidava com avaliação como forma de medir o aproveitamento de conteúdos e temas, atualmente, o foco se voltou para o acompanhamento do desenvolvimento de habilidades e competências.

Um bom exemplo sobre avaliação das habilidades a partir da BNCC é a contextualização e aplicação dos conceitos ensinados na escola. Se antes, a ideia era que os estudantes soubessem fórmulas e cálculos, atualmente, eles precisam saber como aplicar essas fórmulas em problemas concretos e situações cotidianas.

Através desse olhar, a avaliação deixa de ser um instrumento de mera classificação de resultados, algo que muitas vezes gera medo e insegurança nos estudantes.

Conheça quais são os tipos de atividades avaliativas e saiba como devem ser aplicadas em cada situação, de acordo com a realidade escolar!

O que são atividades avaliativas?

Falar em atividades avaliativas implica afirmar que: estas não devem ser consideradas apenas provas e avaliações tradicionais utilizadas como forma de diagnosticar o processo de aprendizagem dos estudantes.

Embora algumas dessas metodologias sejam utilizadas na educação tradicional (trabalhos em grupos e pesquisas realizadas em casa), a forma como esta metodologia será utilizada, observando o processo de avaliação como formativo, é o diferencial.

Avaliação formativa.

A avaliação formativa é construída com o propósito de formar, de educar e não de medir e classificar, hierarquizando. Porém, os índices de aprendizagem, individuais e da turma, também podem ser medidos nesse processo avaliativo.

No entanto, a avaliação precisa ser feita de forma a considerar o processo e a formação do estudante. Portanto, o que o estudante ainda não sabe tanto deverá ser elencado no planejamento seguinte do professor quanto deverá ser trabalhado de maneira diferenciada.

Se grande parte da turma ainda não conseguiu apreender determinados conceitos, as metodologias precisam ser revistas. Cada professor deverá avaliar os índices de defasagem ou do desenvolvimento de determinada habilidade da turma.

Muitas vezes, as crianças e/ou os adolescentes realizam as atividades avaliativas em sala de aula. No entanto, quando são avaliados, percebe-se que eles ainda não conseguiram se apropriar dos conceitos fundamentais de determinado assunto, como, por exemplo, o uso da divisão para efetuar cálculos e compreender frações; estabelecer relação entre fonemas e grafemas na prática da leitura e da escrita.

Retomar o trabalho com um material concreto pode ser necessário quando há indícios de defasagem generalizada na aprendizagem de algum componente curricular. Já no caso de dificuldades individuais, em algumas circunstâncias, é necessário realizar avaliações complementares com o intuito de identificar e compreender qual(is) dificuldade(s) o estudante ainda apresenta.

Avaliação segundo a Legislação.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional prevê, desde sua aprovação no ano de 1996, que a avaliação não deve ser realizada como forma de classificação e hierarquização de notas somente ao fim de períodos.

Segundo a norma, os objetivos da avaliação deverão ser focados na aprendizagem dos estudantes, e esta deve ser realizada de forma contínua.

A Base Nacional Curricular Comum também prevê que a avaliação deverá ter como objetivo avaliar integralmente o estudante, considerando sua situação anterior e seu contexto no âmbito educacional e integral.

Assim, avaliar segundo a LDB e a BNCC envolve continuidade, contexto e formação. Por essa razão, as atividades avaliativas podem se ajustar aos objetivos os quais a escola possui, segundo as normas brasileiras: a formação dos estudantes.

Tipos de atividades avaliativas.

Entre os diversos tipos de atividades avaliativas, podemos destacar os seguintes:

Avaliação diagnóstica

Pode ser aplicada no início de períodos, nos bimestres ou trimestres. O ideal é que seja feita em forma de atividade avaliativa, cujo objetivo é sondar os conteúdos já apreendidos pelos estudantes, em cada componente curricular.

O ideal é sempre conversar com as crianças e os adolescentes sobre os objetivos dessas atividades avaliativas, que costumam ser aplicadas sequencialmente.

Dessa forma, eles poderão compreender que a avaliação é apenas um instrumento utilizado pelo professor para saber o que eles ainda precisam aprender, segundo sua etapa da Educação.

Avaliações Formativas

Avaliação formativa é o processo que é realizado durante todo o ano letivo do estudante. É um conceito mais amplo de avaliação que não envolve apenas atividades, mas uma gama de instrumentos que podem ser utilizados com a finalidade de avaliar o que o estudante já aprendeu e replanejar o que deve ser trabalhado.

Avaliações Somativas

São as tradicionais provas e exames aplicados ao final de determinadas etapas da Educação com o fim de classificação. Embora não seja suficiente para compor um quadro avaliativo com objetivo de formação, é o instrumento burocrático mais utilizado para aprovação de ano letivo, construção de históricos e boletins.

Jogos e atividades avaliativas práticas.

Os jogos e as atividades com materiais concretos são ótimas ferramentas para saber se os estudantes realmente se apropriaram dos conceitos. Um jogo de encenação com roteiro escrito poderá revelar dificuldades na leitura, por exemplo.

Da mesma forma, jogos que envolvem cálculos e posição dos algarismos demonstram ao professor quais estudantes ainda encontram dificuldades na aplicação desses conceitos matemáticos.

O mais importante dos jogos é que, enquanto a avaliação é realizada, os estudantes estão aprendendo.

Pesquisas

Pesquisar é fundamental para a sequência da vida escolar da criança e do adolescente, também é uma excelente atividade avaliativa. No decorrer do processo da pesquisa, pode-se medir a capacidade de o estudante buscar fontes confiáveis, de compreender o que pesquisou e de realizar síntese de apresentação.

O mais interessante nesse formato de atividade avaliativa é que a pesquisa pode ser realizada em qualquer idade. Para a Educação Infantil, andar pela escola e pesquisar as cores e os formatos dos objetos pode ser uma forma de avaliação!

Trabalhos em grupo

Os trabalhos em grupo são modelos de atividades avaliativas já bastante conhecidas no meio escolar. No entanto, são muito importantes para avaliar a capacidade de interação e cooperação dos estudantes.

Uma boa forma de realizar esta atividade é oferecer, em paralelo à apresentação do trabalho, uma ficha para que o grupo avalie como funcionou o trabalho em equipe.

Outras formas de atividades avaliativas podem ser aplicadas pelo professor em sala de aula. Atividades de rotina, consideradas sintetizadoras da aprendizagem, são ótimas para revelar o avanço ou não da turma.

Também é importante utilizar as produções dos estudantes como parte da avaliação para que a turma aprenda a valorizar seu próprio trabalho. A participação em sala de aula, a interação entre os estudantes e a organização dos cadernos e livros são outras formas importantes de avaliação formativa que podem estar entre as atividades avaliativas!

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